TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: "FENOMENOLOGIA E ARTE: O TRABALHO COM OFICINAS"

Por:   •  23/5/2022  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRITICA: “Fenomenologia e arte: o trabalho com oficinas”

A experiência em “ser” é cheia de subjetividades e vivências intrínsecas ao cerne do homem. Por este motivo, as representações artísticas, ou seja, a maneira particular de cada sujeito de representar o seu mundo psíquico, é capaz de revelar a sua “realidade” e através da criatividade até a ressignificar. (Cupertino, 2006)

Segundo Cupertino, (2006), a Fenomenologia é uma maneira filosófica de pensar o que é a condição de ser pessoa. Então, na prática em colocar este pensamento, é possível pontuar que existem muitas possibilidades de experimentações uma vez em que a circunstância da vida é a possibilidade da mudança, de uma nova experiencia. Por assim, jugando o significado das coisas, que precisam fazer sentido para que sejam consideradas significativas no desenvolvimento de si, onde a essência deve ser considerada.

Cupertino, (2006) mostra que o pensamento funcional, trabalha no campo do condicionamento, dos modelos aprendidos em um ambiente, o que é posto. Arendt, (1995) por outro ponto de vista, aponta que o pensamento que se permite viver e experimentar, se aproxima do sentido e da experiência do que é conseguir dialogar com si mesmo. (apud, Cupertino, 2006).

 Quando uma pessoa pinta uma tela ela retrata seu mundo psíquico, em muitos momentos só é preciso imaginar e deixar com que a criação seja livre, fluida sem que se precise de técnicas aplicadas para que se concretize e seja transmitida. É importante pontuar que é possível que exista arte em todas as pessoas, pois todas são capazes de representar a realidade que vivem de alguma maneira.

Para concluir, o autor aponta que é possível produzir espaços como as oficinas proporcionando com que pessoas possam utilizar a arte como forma de expressão. Dar vasão aos sentimentos, a pensamentos, é necessário para o equilíbrio psíquico, por essa capacidade de abstração que a criatividade permite.

 Podemos pensar que pode ser uma maneira de conduzir a organização interna do sujeito. A arte então, traz em si o significado do sentido para a pessoa, o que deve ser explorado para produzir saúde emocional e mental, e para além disto,  propor novos diálogos o que se remete o “cuidado da saúde”.

   ____________________________________            

Estagiário(a):                                                   

RA:                         

                                           

                ___________________________________________

Profº Supervisor: Marcos Vinicius Sant’Ana

CRP: 06/103044

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com