TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica De Fenomenologia

Trabalho Universitário: Resenha Critica De Fenomenologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

BRAZ, Ogleari & MEDEIROS, Daniel H. de. A literatura da História na literatura. Curitiba: Nova Didática, 2001. É uma obra composta por 3 capítulos intitulados: A literatura matriz; A crônica como Elo entre literatura e história; e A abolição e a República: o que foi feito, o que foi visto e o que foi dito.

O objetivo da obra é a História através da literatura que conta o desenvolvimento do Brasil e sua cultura desde o início até a modernidade atual, através dos séculos. História e Literatura oferecem desafios entre si, e o objetivo e estimular ao leitor a conhecer a respeito de História e Literatura, como instrumentos importantes para esclarecer o passado do nosso país e do mundo e entender que a Literatura é mediadora da História. Contudo não seja história, mas descreve os acontecimentos do presente e do passado.

O texto apresenta uma reflexão acerca do pretérito por meio de pensadores/escritores. A literatura permeia toda a obra a fim de demonstrar que em toda a história ela esteve presente expressando opiniões, contextos, idéias, pensamentos, detalhes. Entretanto os autores salientam que a literatura não é histórica, e sim faz parte dela, e nos ajuda a melhor entendê-la. Sendo ela a matriz da “dispersão” de opinião sua veiculação e estudo são de suma importante, principalmente no ambiente escolar no qual o novo aprendiz deveria começar a “conhecer” o mundo a partir do estuda da literatura.

Contudo os autores conseguem com exemplos literários passar a sua mensagem, pois o leitor é levado a conhecer a realidade do eixo Rio – São Paulo na virada do século, com seus contrastes e dificuldades. O resultado do estudo e análise de várias obras, para defender que a literatura mais do que a arte ou diversão é também cultura e educação. Os autores mostram uma preocupação em instigar o leitor a iniciar a sua própria busca histórica pela literatura de outras épocas e lugares, a fim de mostrar a literatura como um importante instrumento de apreciação do passado do Brasil e do mundo. Esse texto se apresenta muito importante no âmbito dos estudos literários, principalmente para se quebrar certos paradigmas a respeito dos conhecimentos relacionados a literatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com