TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO: HISTÓRIAS DE VIDA DE MORADORES DE RUA, SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E ENCONTROS TRANSFORMADORES.

Artigo: RESUMO DO ARTIGO: HISTÓRIAS DE VIDA DE MORADORES DE RUA, SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E ENCONTROS TRANSFORMADORES.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  493 Visualizações

O artigo mostra através de histórias de vida um processo de encontro transformador entre dois moradores de rua e uma professora aposentada.

Para o início desse encontro transformador, foi preciso que a professora saísse de seu próprio lugar, do seu círculo de relacionamentos e praticasse o amor Ágape que poderíamos chamar de amor em movimento na busca e adaptação ativa às necessidades do próximo. Ela deveria amá-lo como ele é e não como ela gostaria que ele fosse. Dessa forma se adquire respeito e confiança e assim o encontro transformador pode acontecer.

Marcos um dos moradores de rua começa a frequentar as aulas da professora e através de colagens e desenhos começa a expressar o que sente como morador de rua e sua vontade de mudar de vida.

Soviético, outro morador de rua, também iniciou seu processo de transformação através de desenhos, onde expressava suas emoções, traumas, sonhos e desejos.

Através da dedicação da professora que não tem o papel de julgar, mas sim de ir ao encontro do próximo, participar de seu mundo interior, deixa-lo livre para se expressar, inicia-se uma nova esperança de projeto que não seria o crime, a violência e a exclusão.

Apesar de toda a força de vontade e da prática do amor Ágape da professora, é preciso rever algumas responsabilidades do Estado e ser cuidadoso ao inserir algumas políticas públicas para que isso não se torne discriminatório em relação aos moradores de rua, que devem ser vistos como ser humanos e não como parte excluída da sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com