TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO PSICOPATOLOGIA

Exames: RESUMO PSICOPATOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO PSICOPATOLOGIA

Psicose na obra de Freud

Freud fala sobre a teoria do recalcamento ou recalque como principal mecanismo na operação e constituição dos sintomas histéricos. O recalque é o mecanismo de defesa, com a finalidade de manter ou afastar do inconsciente representações ligada a uma pulsão.

Em 1911 Freud afirma que os mecanismos psíquicos presentes nas psicoses são específicos e diferentes dos presentes na neurose. Na Paranoia o predomínio do mecanismo de defesa seria a projeção, o narcisismo e o retorno da libido para o ego.

Freud enfatiza dois momentos na constituição da psicose a saber: primeiro a negação da realidade e depois a construção delirante como um remendo onde aconteceu um enorme rompimento.

A neurose é o resultado de um conflito entre o ego e o id, ao passo que a psicose é o desfecho análogo de um distúrbio nas relações entre o ego e o mundo externo.

Na psicose a perda de realidade estaria necessariamente presente, ao passo que na neurose, segundo pareceria, essa perda seria evitada.

na neurose há duas etapas: repressão e retorno do recalcado. Na psicose também há duas etapas: afastamento da realidade e tentativa de reparação do dano

Em seu texto A perda da realidade na neurose e na psicose, Freud dirá que neurose e psicose diferem uma da outra, demonstrando os dois passos envolvidos na construção de cada uma delas. Na neurose, como primeiro passo, um impulso pulsional é recalcado em obediência à realidade; no segundo há um fracasso do recalque, de tal modo que se perde justamente aquele fragmento da realidade que o havia ordenado. Na psicose, o primeiro passo consiste na rejeição da realidade, e é este o que é propriamente patológico; o segundo é uma tentativa de reparação, pela criação de uma nova realidade no lugar daquela que foi perdida.

TRANSTORNO DE HUMOR

Alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão.

Alteração de humor, pode ocorrer uma modificação no nível global de atividade. Tendem a ser recorrentes, pode estar relacionado a situações ou fatos estressantes.

Este agrupamento contém as seguintes categorias de três caracteres:

•F30 Episódio maníaco

•F31 Transtorno afetivo bipolar

•F32 Episódios depressivos

•F33 Transtorno depressivo recorrente

•F34 Transtornos de humor [afetivos] persistentes

•F38 Outros transtornos do humor [afetivos]

Um episódio hipomaníaco ou maníaco em indivíduo que já tenha apresentado um ou mais episódios afetivos prévios (depressivo, hipomaníaco, maníaco, ou misto) deve conduzir a um diagnóstico de transtorno afetivo bipolar (F31. -).

F30. 0 Hipomania

Transtorno caracterizado pela presença de uma elevação ligeira, mas persistente do humor, da energia e da atividade, associada em geral a um sentimento intenso de bem-estar e de eficácia física e psíquica. As perturbações do humor e do comportamento não são acompanhadas de alucinações ou de ideias delirantes.

F30. 1 Mania sem sintomas psicóticos

Presença de uma elevação do humor fora de proporção com a situação do sujeito, podendo variar de uma jovialidade descuidada a uma agitação praticamente incontrolável. Esta elação se acompanha de um aumento da energia, levando à hiperatividade, um desejo de falar e uma redução da necessidade de sono. Existe freqüentemente uma grande distração. O sujeito apresenta freqüentemente um aumento da auto-estima com idéias de grandeza e superestimativa de suas capacidades.

F30. 2 Mania com sintomas psicóticos

Presença, além do quadro clínico descrito em F30. 1, de idéias delirantes (em geral de grandeza) ou de alucinações (em geral do tipo de voz que fala diretamente ao sujeito) ou de agitação, de atividade motora excessiva e de fuga de idéias de uma gravidade tal que o sujeito se torna incompreensível ou inacessível a toda comunicação normal.

F31 Transtorno afetivo bipolar

Transtorno caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade (hipomania ou mania) e em outras, de um rebaixamento do humor e de redução da energia e da atividade (depressão)

F32 Episódios depressivos

Nos episódios típicos de cada um dos três graus de depressão: leve, moderado ou grave, o paciente apresenta um rebaixamento do humor, redução da energia e diminuição da atividade. Existe alteração da capacidade de experimentar o prazer, perda de interesse, diminuição da capacidade de concentração, associadas em geral à fadiga importante, mesmo após um esforço mínimo.

F33 Transtorno depressivo recorrente

Transtorno caracterizado pela ocorrência repetida de episódios depressivos correspondentes à descrição de um episódio depressivo (F32. -) na ausência de todo antecedente de episódios independentes de exaltação de humor e de aumento de energia (mania)

F34 Transtornos de humor [afetivos] persistentes

Transtornos do humor persistentes e habitualmente flutuantes, nos quais os episódios individuais não são suficientemente graves para justificar um diagnóstico de episódio maníaco ou de episódio depressivo leve. Como persistem por anos e, por vezes, durante a maior parte da vida adulta do paciente, levam contudo a um sofrimento e à incapacidade consideráveis.

F34. 0 Ciclotimia

Instabilidade persistente do humor que comporta numerosos períodos de depressão ou de leve elação nenhum deles suficientemente grave ou prolongado para responder aos critérios de um transtorno afetivo bipolar (F31. -) ou de um transtorno depressivo recorrente (F33. -).

F34. 1 Distimia

Rebaixamento crônico do humor, persistindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com