TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Psicopatologia

Por:   •  14/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Psicopatologia

                                        F10: Transtornos mentais e de comportamento

                                                   decorrentes do uso de substâncias psicoativas

                                        F20: Esquizofrenia, transtornos esquizotípico e

                                                        delirantes

CID 10

                                       F30: Transtornos do Humor (afetivos)

                                       F40: Transtornos Neuróticos, relacionados ao

                                                      estresse e somatoformes

F20: Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Delirantes

  • O Transtorno Esquizotípico possui muitos dos aspectos característicos dos Transtornos Esquizofrênicos, entretanto, alucinações, delírios e perturbações grosseiras do comportamento da esquizofrenia estão ausentes (por isso nem sempre vem ao cuidado médico).
  • Os Transtornos Esquizofrênicos são caracterizados, em geral, por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por afeto inadequado ou embotado. Consciência clara e capacidade intelectual são mantidas, embora certos déficits cognitivos possam surgir com o tempo.
  • A perturbação envolve as funções mais básicas que dão ao individuo normal um senso de individualidade, unicidade e direção de si mesmo. No esquizofrênico, os pensamentos, sentimentos e atos mais íntimos são sentidos como conhecidos ou partilhados por outros. Muitas vezes os delírios são narrados pelo paciente como proveniente de forças naturais ou sobrenaturais.  O paciente se vê como pivô de tudo o que acontece.
  • As alucinações, especialmente auditivas, são comuns. A percepção é frequentemente perturbada. Qualidade e aspectos irrelevantes das coisas comuns podem parecer mais importantes que todo o objeto ou a situação.
  • Perplexidade é muito comum no inicio da doença e, frequentemente, leva a uma crença de que situações cotidianas possuem um significado especial, destinado unicamente ao individuo.
  • Pensamento esquizofrênico: aspectos periféricos e irrelevantes de um conceito total, que são inibidos na atividade mental, são trazidos para o primeiro plano e utilizados no lugar daqueles relevantes e adequados a situação. Dessa forma, o pensamento se torna vago, elíptico e obscuro. A expressão em palavras algumas vezes se torna incompreensível.
  • Humor: caracteristicamente superficial, caprichoso ou incongruente.
  • A catatonia pode estar presente.

  • Divisão em grupo dos sintomas que tem importância especial no diagnostico (que frequentemente ocorrem juntos):
  1. Eco do pensamento, inserção ou roubo do pensamento, irradiação do pensamento.
  2. Delírios de controle, influência ou passividade claramente referindo-se ao corpo ou movimentos dos membros ou pensamentos específicos, ações ou sensações; percepção delirante.
  3. Vozes alucinatórias comentando o comportamento do paciente ou discutindo entre elas sobre o paciente ou outros tipos de vozes alucinatórias vindo de alguma parte do corpo.
  4. Delírios persistentes de outros tipos que são culturalmente inapropriados e completamente impossíveis, como por exemplo: identidade política ou religiosa ou poderes e capacidades sobre-humanas (ser capaz de controlar o tempo ou de se comunicar com alienígenas de outro planeta).
  5. Alucinações persistentes de qualquer modalidade;
  6. Intercepções ou interpolações no curso do pensamento resultando em discurso incoerente ou neologismos;
  7. Comportamento catatônico, ta como excitação, postura inadequada ou flexibilidade cérea, negativismo, mutismo e estupor;
  8. Sintomas “negativos”, tais como apatia marcante, pobreza do discurso e embotamento ou incongruência de respostas emocionais, usualmente resultando em retraimento social e diminuição do desempenho social; deve ficar claro que esses sintomas não são decorrentes de depressão ou medicação neuroléptica;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (746 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com