TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de psicopatologias

Por:   •  6/3/2017  •  Seminário  •  5.744 Palavras (23 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA

CURSO DE BACHAREL EM PSICOLOGIA

RESUMO DE PSICOPATOLOGIAS

Claudimara Alves

Edson Gomes de Avila

Francieli Dal Cortivo Costa da Paixão

Marcos Roberto Blatt

JUINA-MT

SET/2016

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem por finalidade abordar temas acerca de algumas patologias dando ênfase em pontos principais de cada uma sendo estas: transtornos de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo – TOC, estresse pós-traumático e transtorno dissociativo.

O mesmo também tem por objetivo realizar um esclarecimento sobre as dúvidas presentes a respeito de cada transtorno, este que si só, só se caracteriza transtorno por agregar alterações no indivíduo e lhe trazer prejuízo social e individual sendo mais extremo e com maior tempo.

Tratando-se de transtornos mentais, é essencial deixar claro que se faz necessário o acompanhamento para que não traga piores consequências para quem os tem, podendo levar até a morte.

O trabalho terá também algumas observações acerca das implicações legais forenses de transtornos mentais, sendo breve a explicação para alguns esclarecimentos.

TRANSTORNO DE ANSIEDADE

O transtorno de ansiedade tem por caraterísticas a presença de medo ou ansiedade elevados em relação a alguém ou a algo, sendo persistente e tendo tempo de duração prolongado. A perturbação que este indivíduo sofre acaba causando danos no âmbito geral de sua vida, pois vai apresentando sintomas físicos e mentais em qualquer lugar e a qualquer hora, impedindo-o assim que ele faça as coisas que faria em seu estado sem a presença da doença.

Alguns dos transtornos de ansiedade são: transtorno de ansiedade por separação, mutismo seletivo, fobia especifica, transtorno de ansiedade social, transtorno de pânico, agorafobia, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade induzido por medicamento/substancia, transtorno de ansiedade devido a outra condição médica e outro transtorno de ansiedade especificado.

TRANSTORNO DE ANSIEDADE POR SEPARAÇÃO

De acordo com os dados do Manual Diagnóstico E Estatístico De Transtornos Mentais – DSM V, os critérios de diagnóstico deste transtorno são: A. Medo ou ansiedade impróprios e excessivos em relação ao estágio de desenvolvimento, envolvendo a separação daqueles com quem o indivíduo tem apego, evidenciados por três (ou mais) dos seguintes aspectos:

1. Sofrimento excessivo e recorrente ante a ocorrência ou previsão de afastamento de casa ou de figuras importantes de apego. 2. Preocupação persistente e excessiva acerca da possível perda ou de perigos envolvendo figuras importantes de apego, tais como doença, ferimentos, desastres ou morte. 3. Preocupação persistente e excessiva de que um evento indesejado leve à separação de uma figura importante de apego (p. ex., perder-se, ser sequestrado, sofrer um acidente, ficar doente). 4. Relutância persistente ou recusa a sair, afastar-se de casa, ir para a escola, o trabalho ou a qualquer outro lugar, em virtude do medo da separação. 5. Temor persistente e excessivo ou relutância em ficar sozinho ou sem as figuras importantes de apego em casa ou em outros contextos. 6. Relutância ou recusa persistente em dormir longe de casa ou dormir sem estar próximo a uma figura importante de apego. 7. Pesadelos repetidos envolvendo o tema da separação. 8. Repetidas queixas de sintomas somáticos (p. ex., cefaleias, dores abdominais, náusea ou vômitos) quando a separação de figuras importantes de apego ocorre ou é prevista.

B. O medo, a ansiedade ou a esquiva é persistente, durando pelo menos quatro semanas em crianças e adolescentes e geralmente seis meses ou mais em adultos. C. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, acadêmico, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. D. A perturbação não é mais bem explicada por outro transtorno mental, como a recusa em sair de casa devido à resistência excessiva à mudança no transtorno do espectro autista; delírios ou alucinações envolvendo a separação em transtornos psicóticos; recusa em sair sem um acompanhante confiável na agorafobia; preocupações com doença ou outros danos afetando pessoas significativas no transtorno de ansiedade generalizada; ou preocupações envolvendo ter uma doença no transtorno de ansiedade de doença.

As características deste transtorno têm como principal o medo ou a ansiedade excessiva envolvendo a separação ou distanciamento de sua casa ou de alguma figura pela qual o indivíduo tem grande apego evidenciando assim três ou mais critérios de diagnostico deste transtorno. Quanto a sua duração em crianças e adolescentes pode ter duração de até 4 semanas e já em adultos podem permanecer até mais de 6 meses. Os indivíduos que são acometidos por este transtorno sofrem até mesmo sobre a expectativa de se afastar de casa ou da figura de apego passando pelo sofrimento excessivo e antecipado. Eles sentem medo pela pessoa, preocupam-se com ela pensando até que a mesma possa morrer, ou no caso de distanciamento de casa, teme por ela mesma, acreditando que vá sofrer algo muito grave. Quando o caso é criança elas temem inclusive por dormir em outro cômodo da casa sozinhas ou até mesmo ir a outro sem a companhia da figura de apego, se recusando e relutando. Nos adultos, eles demonstram desconforto em se distanciar da figura de apego como por exemplo, um filho, se relutando até mesmo em viajar tendo pesadelos dramáticos repetitivos ao dormir, apresentando também sintomas físicos por este distanciamento da casa ou da figura, estes sendo dores de cabeça, vomito, dores abdominais entre outros).

De acordo com os dados do Manual Diagnóstico E Estatístico De Transtornos Mentais – DSM V as Características Associadas que Apoiam o Diagnóstico são: Quando separadas das figuras importantes de apego, as crianças com transtorno de ansiedade de separação podem exibir retraimento social, apatia, tristeza ou dificuldade de concentração no trabalho ou nos brinquedos. Dependendo da idade, os indivíduos podem ter medo de animais, monstros, escuro, assaltantes, ladrões, sequestradores, acidentes de carro, viagens de avião e de outras situações que lhes dão a percepção de perigo à família ou a eles próprios. Alguns indivíduos ficam com saudades de casa e desconfortáveis até o ponto de sofrer quando estão longe de casa. O transtorno de ansiedade de separação em crianças pode levar à recusa de ir à escola, o que, por sua vez, pode ocasionar dificuldades acadêmicas e isolamento social. Quando extremamente perturbadas pela perspectiva de separação, as crianças podem demonstrar raiva ou, às vezes, agressão em relação a quem está forçando a separação. Quando sozinhas, em especial à noite ou no escuro, as crianças pequenas podem relatar experiências perceptuais incomuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com