TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO HISTORIA DA PSICOLOGIA

Casos: REVISÃO HISTORIA DA PSICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade de Revisão

1) Quem é o fundador do Behaviorismo? Qual o objeto de estudo?

O termo behaviorismo foi fundado pelo americano John B. Watson. O termo inglês behavior significa "comportamento"; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo e, também, Comportamentalismo, Teoria comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.

O objeto da Psicologia para os behavioristas é o Comportamento, era caracterizado como um objeto observável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.

2) Como o Homem é estudado no Behaviorismo?

Como função de certas variáveis do meio, ou seja, certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre por que os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos.

3) Defina e dê exemplos.

Comportamentos respondente: É o “não voluntário”, aqueles que as respostas são produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. Exemplo: contração das pupilas com incidência da luz forte sobre os olhos, a salivação, o arrepio da pele com o ar frio, as lágrimas quando se trabalha a cebola.

Comportamento operante: É o comportamento voluntário que abrange todas as atividades humanas desde o seu nascimento até a fase adulta que de alguma forma interfere no mundo ao seu redor de forma direta ou indireta. exemplos: olhar enfeites do berço, dirigir e namorar.

4) Como se condiciona um comportamento? Dê exemplos.

O comportamento operante pode ser condicionado através não só da repetição, mas também de reforços, punição, etc. No tratamento de certos ‘vícios’, por exemplo, os comportamentistas acreditavam que se podia fazer um alcoólatra ter horror à bebida através de reforços negativos. Há também as aplicações positivas, como a reeducação da criança bagunceira ou do ensino no controle da micção infantil.

5) Explique.

Punição: Analistas de comportamento modernos identificam punição como algo que pára um comportamento. Um bebê começa a colocar o dedo na tomada. Sua mãe lhe tira de perto da tomado ou dá um tapa: esse comportamento perigoso tem que parar agora. O comportamento pára. Muitas outras coisas podem acontecer – o bebê chora, a mãe se sente mal, e muito mais – porém o colocar-o-dedo-na-tomada cessou, pelo menos por um momento. É isso que punição faz.

B.F.Skinner foi mais preciso. Ele definiu punição como o que acontece quando um comportamento resulta na perda de algo desejável, ou quando o comportamento resulta na chegada de algo indesejado. Entretanto, em ambos os casos, enquanto o comportamento em andamento pára, não há previsão do que irá ocorrer no futuro. Nós sabemos que reforçadores vão aumentar a freqüência de determinado comportamento, mas punição não vai resultar em mudanças previsíveis.

Por exemplo. Será que dando um tapa na mão na criança por colocar o dedo na tomada, mesmo que o timing da mãe será perfeito, a fará parar de tentar colocar coisas na tomada? Eu duvido. Pergunte a qualquer pai. O que realmente acontece é que colocamos protetores, ou cobrimos as tomadas com móveis, e o bebê cresce e não sente mais necessidade de fazer isso.

As punições podem ser de dois tipos: por adição (punição positiva), quando experiências aversivas são adicionadas, ou por subtração (punição negativa), quando facilitadores do comportamento são subtraídos

Reforço negativo: O reforço negativo é capaz de fortalecer uma reação quando remove algum tipo de estímulo aversivo. Para uma pessoa sonolenta que aperta o botão que desliga o barulho do despertador, o cessar do barulho irritante é um reforço negativo. É interessante observar que, ao contrário do uso popular, o reforço negativo não tem um caráter punitivo. Ele é justamente a remoção de um evento punitivo.

Para exemplificar temos novamente um experimento da Caixa de Skinner onde um rato é colocada uma corrente elétrica ligada a sua gaiola. Esta corrente provoca um desconforto ao animal (elemento punitivo). Quando puxada uma alavanca (comportamento desejado) a corrente elétrica é desligada. Neste exemplo o choque elétrico é colocado como elemento punitivo que é eliminado ao conseguir o comportamento almejado. Após algum tempo o rato associa o ato de puxar a alavanca a extinção de seu desconforto e sempre que a corrente elétrica é ligada vai direto a alanvanca.

6) Qual a crítica que a Gestalt faz ao Behaviorismo?

A Gestalt irá criticar a abordagem do behaviorismo uma vez que, estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta, procurando assim, por isolar o estímulo que corresponderia à resposta esperada e desprezando os conteúdos de ''consciência'', contudo, a Gestalt faz essa abordagem por considerar que o comportamento quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo, pode perder seu significado(o seu entendimento) para o psicólogo. Na visão dos gestaltistas o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção de estímulo.

7) Explique os paradigmas.

S-R: O Behaviorismo Clássico (também conhecido como Behaviorismo Watsoniano, menos comumente Psicologia S-R e Psicologia da Contração Muscular3 ) apresenta a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais. A finalidade da Psicologia seria, então, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo.

A proposta de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento ou sentimentos, mudando o foco da Psicologia, até então mentalista, para o comportamento observável3 . Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de modo que seria conveniente concentrar-se no que é observável, o comportamento. No caso, comportamento seria qualquer mudança observada, em um organismo, que fossem consequência de algum estímulo ambiental anterior, especialmente alterações nos sistemas glandular e motor. Por esta ênfase no movimento muscular, alguns autores referem-se ao Behaviorismo Clássico como Psicologia da Contração Muscular3 .

O Behaviorismo Clássico partia do princípio de que o comportamento era modelado pelo paradigma pavloviano de estímulo e resposta conhecido como condicionamento clássico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com