TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução de Danos em Tempos de Contra Reforma

Por:   •  22/6/2023  •  Seminário  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

 PUC SÃO GABRIEL - CURSO PSICOLOGIA – 2º PERÍODO: MANHÃ

Disciplina: SEMINÁRIOS II - Aluna: Célia Cristina de Souza Soriano Vieira

Reflexão geral sobre as palestras assistidas:

Palestra: Redução de Danos em tempos de contra reforma

Palestrante: Rossana Rameh - Data: 24/08/2022

Reflexão: Palestra interessante, abordou um assunto que eu não conhecia, no que tange o contexto referente ao usuário de álcool e drogas, ter o direito e liberdade de optar por utilizá-las, de forma a ter respeito por essa opção e não apenas receber “tolerância”. Ressalta o desafio da psicologia, para ajudar a reduzir os danos causados por esse estilo de vida, na perspectiva que o usuário conviva da melhor forma e com melhor qualidade com esse comportamento escolhido, sem viés ou imposição ideológica e religiosa. Tema de grande desafio para a psicologia por ser bem polêmico e complexo, atingindo também em minha opinião, a necessidade de colaboração de outros saberes.

Palestra: Imigração e trabalho escravo: Relação e reflexão na psicologia

Palestrante: Sofia Silveira Chavez – Data 25/08/2022

Reflexão: Gostei. A palestrante abordou a situação do tráfico de pessoas como objetivo de lucros, exploração das vítimas e às condições degradantes e de isolamento social que estão submetidas. Frisou que no Brasil, devido ao grande aumento da entrada de imigrantes nos últimos anos, houve também aumento da exploração de trabalho escravo. Relatou sua trajetória profissional   no acompanhamento psicológico desses trabalhadores e alertando que alguns não percebem que são coagidos ou explorados. Relata a importância da acolhida para imigrantes e refugiados no Brasil, pela sociedade e pelo governo, a garantia dos direitos humanos que são muito desrespeitados e todo acompanhamento psicológico necessário para o bem estar desses trabalhadores.

Palestra: Psicologia e Tecnologia: Atuação Profissional de Psicologues no Século XXI – Palestrante: Mônica Feitosa Santana - Data: 26/08/2022

Reflexões: Palestra enriquecedora! A palestrante foi muito pertinente ao abordar a  inovação tecnológica, comparando como vivíamos nos anos 90 (apenas 3 décadas atrás) com os dias atuais, trazendo a reflexão como o conhecimento adquirido na formação de uma graduação pode se tornar obsoleto,  questionando “nossas certezas”  e frisando como esse movimento   tem afetado a  sociedade com muita velocidade e em pouco espaço de tempo! Fazer um encontro virtual com pessoas de outros países, invenções do meta-verso, criptomoedas, inteligência artificial, neurociência, situações jamais imaginadas e com consequência, surgimento de novas profissões e novas maneiras de relacionar, como exemplo, os atendimentos psicológicos por meio digital (impulsionados pela pandemia Covid-19), demonstrando como a psicologia vem sendo desafiada  a estar se atualizando e acompanhando os impactos da era tecnológica na saúde mental   e  na sociedade.

Palestra: Sobre a Diversidade no mundo do trabalho: Perspectivas

 Palestrante:  Data: 26/08/22

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com