TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Crítica

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Lice Rabelo Pereira / RGM: 1519802-2

Disciplina: Diversidade Étnico-Cultural

Tutor: Nivalda

Título da Atividade: Atividade de Aprofundamento (AP II)

Resposta

O entendimento da Antropologia como processo de construção do homem e seus costumes se dá por um conjunto de fatores determinantes como o contexto histórico e sobretudo de manifestação cultural do ser humano. As teorias que circundam as inúmeras possibilidades de alcançar, de forma concreta, o que de fato influencia estes comportamentos são importantes para que o pesquisador comece a ver o seu objeto de estudo para além do senso comum.

Essa proposta metodológica possibilita uma visão crítica entre os conceitos, identificando fatores significativos para uma melhor compreensão acima de tudo empírica, no que diz respeito à Antropologia Social, que determina os papéis sociais identificando-os como um conjunto de relações que ocorrem na estrutura dos grupos. Todas as teorias fundamentadas nesse processo de análise das diversas culturas tem seu papel importante na construção dos pilares que sustentam o que entendemos hoje como ciência do estudo sobre o homem e a humanidade em sua totalidade.  

Neste sentido, e contraponto algumas teorias de forma contundente, o Estruturalismo direciona as suas pesquisas em um sentido mais profundo das ações humanas na busca pela essência destas relações que relativiza o entendimento do que pode ser considerado como cultura de povos primitivos (bárbaros) e as culturas de povos considerados superiores, estreitando as diferenças considerando-as desnecessárias para um estudo antropológico.

Contudo, todas as teorias construídas ao longo desses anos de estudos e pesquisas tem a sua relevância como base para o entendimento das diversas culturas e organizações sociais que temos em todas as partes do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com