TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforço De Matemática

Ensaios: Reforço De Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

EsteNas ações do cotidiano escolar, o professor, pedagogo e gestor desempenham um grande papel como investigadores da aprendizagem do aluno e poderão contribuir de forma significativa para o bom rendimento escolar. Entretanto, há muitos desafios a serem enfrentados por esses profissionais que deverão romper com alguns costumes que causam impactos na educação. Paro (1999) acredita que é importante o oferecimento de condições mínimas de participação e representação dos pais na escola. No entanto, precisa-se de muitas discussões a esse respeito, ademais é importante lembrar que as unidades de ensino, por sua vez, recebem a cada dois anos uma avaliação externa para medir a qualidade do ensino, o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um medidor do rendimento das escolas no Brasil.

Compreendemos que o IDEB não pode servir como medida única para avaliar o desempenho dos estudantes, mas pode ser considerado como mais um instrumento de análise da realidade escolar, por meio do qual se tem um ponto de partida para uma mudança nos rumos da escola, ou seja, como instrumento de gestão.

Nesse sentido, uma pesquisa feita com gestores no município de Cotegipe-BA, veio com o intuito de trazer mais informações sobre a importância desse indicador (IDEB), nas escolas públicas. O levantamento feito na cidade em duas escolas publica, teve resultados surpreendentes, observa-se que a escola divide com os alunos e todo corpo escolar os resultados alcançados e as futuras metas a serem projetadas, ou seja estimula pais, alunos e comunidade o destaque e a importância que esses resultados trazem para o sucesso escolar.

As escolas do município baseiam-se em trabalhar desde cedo projetos estruturantes, testes, simulados dentre outros instrumentos, no qual ajudam a medir o nível de aprendizado dos alunos, onde esses trabalhos desenvolvidos são compartilhados com os pais, no qual os mesmo podem acompanhar o desempenho dos seus filhos, através de quadros de rendimentos que são expostos por semestres.

Por trás desses resultados satisfatórios possui um grande quadro de profissionais que cuidam da aprendizagem dos alunos, o que não quer dizer que muitas outras escolas do município não passem por “insucesso” na questão do ensino-aprendizagem e o indicador (IDEB), mas ao se tratar apenas das escolas entrevistada, as mesmas não possui resultado insatisfatório no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, pois os resultado sempre é alcançado acima da meta de projeção. O que indica que há toda uma equipe envolvida entre gestores, pais, alunos e professores. O município apesar de todas as dificuldades que a

Educação sofre os resultados não deixam a desejar, a cidade de Cotegipe-BA, esta com o IDEB acima do projetado, o que indica a eficiência dos gestores, professores coordenados, alunos dentre outros.

O IDEB é para os pais, é uma excelente ferramenta para orientar a escolha de qual escola matricular seus filhos e também para estimulá-los a cobrar, dos governantes e dos diretores das instituições, melhorias. Aos responsáveis pelas escolas, o índice aponta bons exemplos que merecem ser seguidos. Além de instrumento de análise, o IDEB é também um sistema de metas. As metas são estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição, onde todas devem melhorar seus índices. O IDEB ainda ajuda prefeitos e governadores a radiografar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com