TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento Interpessoal

Artigos Científicos: Relacionamento Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  1.808 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Hoje para a maioria das pessoas o trabalho é um importante componente da vida, um complemento moral e psicológico do ser humano, não apenas no retorno material (salário, benefícios, realização de sonhos), como também com a relação ao desempenho das atividades e relacionamento social.

Sabe-se que o cotidiano do trabalho influi em todas as relações pessoais e emocionais das pessoas.

A realização de um projeto de trabalho resulta diretamente na relação psicológica e na influência dos sentimentos.

Todos os acontecimentos diretos e indiretos, discussões, influências externas, gera a má colocação profissional dentro desse cenário.

É de suma importância que organizações gerem de alguma forma a promoção de um ambiente de trabalho agradável e de boa influência, com intuito de atingir a produtividade e em consequência o bom desempenho.

MAILHIOT (1976: 67), quando faz referência aos estudos de Schutz: necessidades de inclusão, controle e afeição, respectivamente, ao discorrer acerca da humanização no ambiente de trabalho.

Sendo assim nos dias de hoje é fundamental para a realização desse novo contexto de layout funcional: o ambiente, o convívio, e se importar com o colega de trabalho, saber como se sente e ter uma visão geral do trabalhador.

Relação interpessoal

A relação humana está presente diretamente no meio organizacional e a forma com que se da essa interação influência diretamente no resultado final do produto.

Convivência relacional com o outro não e tarefa fácil, o dia a dia e a rotina de trabalho torna esse missão tarefa árdua, entender os diferentes pontos de vista é quase impossível.

Todo o ser humano carrega suas próprias experiências de comportamento relacional e usa essas habilidades para lidar com as diferentes situações; entre tanto seus conhecimentos não proporcionam a melhor maneira de lhe dar com a situação por se tratar de um conceito pessoal. Consideramos assim que as pessoas não são programadas e agem de forma espontânea levando em conta suas experiências, e sempre vamos nos debater com diferentes sequências de atitudes imprevistas alterando o que geralmente estamos acostumados a seguir no roteio de trabalho.

COSTA (2002: 21) aponta as relações interpessoais como um dos elementos que contribuem para a formação do relacionamento real na organização.

“Se esses sentimentos são positivos, o nível da tarefa é facilitado, gerando uma produtividade satisfatória. Se, ao contrário, o clima emocional não é satisfatório, a tarefa passa a sofrer os efeitos, que muitas vezes se manifestam com interações de desagrado, antipatia, aversão etc”.

Bom Sucesso (2002, p. 29-30) destaca algumas dificuldades mais observadas na dimensão interpessoal.

a) Falta de objetivos pessoais: trata-se de pessoas que possuem dificuldades em traçar rumos para o seu futuro.

b) Dificuldade em priorizar: muitas pessoas se queixam da “falta de tempo”, para realizar suas tarefas.

c) Dificuldade em ouvir: a maioria dos conflitos acontece em virtude da dificuldade que temos em ouvir e compreender o outro.

Palavras como: autoestima, percepção, comunicação, colaboração, feedback (retorno), liderança, um melhor conhecimento de si próprio e melhorar relações com o outro.

Autoconhecimento.

É indispensável estimulado o autoconhecimento com um dos principais pontos de direcionamento na relação interpessoal das organizações. O autoconhecimento está diretamente ligado a conhecer seus limites e potenciais sintetizando da melhor maneira possível para encontrar o equilíbrio ético necessário para o relacionamento organizacional.

“Segundo os filósofos como Platão, Spinoza, Freud e Moran fazem parte de uma tradição que vê o autoconhecimento como uma conquista ou realização que traz saúde e liberdade para a pessoa. Esse projeto ético tem suas raízes no dito do oráculo de Delfos que tanto influenciou Sócrates: Conhece-te a ti mesmo”.

Os grandes pensadores buscavam o autoconhecimento para relacionar equilíbrio, disponível a si mesmo e potencializar suas virtudes.

Nas organizações todos passam a contribuir diretamente com o sucesso dos resultados, por isso e preciso identificar as diferenças entre ambientes e ter consigo a valorização do bem estar físico e mental e proporcionar o bom relacionamento do eu com o outro. A falta desse reconhecimento acaba gerando dificuldades relacionais o equilíbrio do eu para poder estar bem com o outro.

Lidar com as diferenças.

As diferenças estão relacionadas diretamente com a cultura, a genética e o conhecimento, que em geral pode ser empírico: (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum), Todo conhecimento é percepção, tendo origem nas impressões (sensações, emoções e paixões) e nas ideias (imagens das impressões) ou cientifico, racional e objetivo. O conhecimento como percepção do mundo deve ser evitado, pois não é confiável, já que a imagem percebida pode não corresponder à realidade do objeto.

Pontos que se direcionam com o propósito ou modo de se relacionar com as diversas variáveis do ambiente de trabalho. As relações humanas sobrepõem diferenças entre opiniões, conceitos, atitudes, crenças, valores, preconceitos, diante dessa relação no âmbito profissional e está ligada aos aspectos motivacionais do individuo.

Meios de comunicação.

Segundo a teoria da comunicação social, que é uma ciência social aplicada, cujo objeto tradicional de estudo dos meios de comunicação, conceitua-se:

VERBAL: A comunicação verbal é o modo de comunicação mais familiar e mais frequentemente usado. Divide-se em:

VERBAL-ORAL: Refere-se a esforços de comunicação, tais como dar instruções a um colega, entrevistar um candidato a um emprego, informar alguma coisa a alguém, e assim por diante.

VERBAL-ESCRITA: Refere-se a memorandos, relatórios por escrito, normas e procedimentos.

SIMBÓLICA: As pessoas cercam-se de vários símbolos, os quais podem comunicar muito a outras pessoas. O lugar que moramos, as roupas que usamos o carro que dirigimos a decoração do escritório e outras coisas mais expressam parte de nossa personalidade.

NÃO VERBAL: A comunicação não verbal, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com