TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio Políticas Publicas CRAS vila biquinhas

Por:   •  8/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Profª.: Andréia Barreto

Relatório De visitas

Identificação de Alunos:

Nomes: Ana Clara Garcia

Bianca Barbosa Ribeiro

Juevellyn Ribeiro

Larissa de Almeida

Pedro Henrique Silva

Data: 07/10/2016

Local: BH CIDADANIA –  Centro  De  Assistência Social  CRAS VILA BIQUINHAS

Profissional de referência: Psicóloga Dalila

Informações relevantes do local: O lugar bem amplo ,varias salas de realizar  as atividades , calmo não tinha agitação , deu  para compreender bem  o que  psicóloga articulava no  momento  da entrevista.

BH CIDADANIA –  Centro  De  Assistência Social  CRAS VILA BIQUINHAS

Cras foi  inaugurado  em 8 de dezembro  de 2010, e uma  unidade  publica    de assistência social, responsável pela organização e proposta de serviço  da proteção  social básica ,do  sistema único de  Assistência social ,Suas nas  áreas  de vulnerabilidade de risco  no munícipios.  

                             

Inicialmente, o SUAS se concretiza nos CRAS, espaços públicos estatais que ofertam serviços de Proteção Social Básica nos municípios. Suas equipes contam  técnicos  com  psicólogos e assistentes sociais,   que são responsáveis pelo acesso das famílias às ações de caráter preventivo do novo sistema.

Objetivo do Cras -Vila Biquinhas

  • Prevenir  a ocorrência de situação vulnerabilidade e risco  sociais nos territórios por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
  • Atendimento  para quem dela   precisar
  • Ampliação  ao  acesso cidadania

Centro referencias de assistência social, trabalham com programa , BH Cidadania para construção do espaço foram dividas 3 Politicas publicas:

  • Saúde: Academia da Cidade
  • Assistência Social: Acompanhamento familiar
  • Esporte: Esporte Esperança  e Vida ativa (Idosos)

Sistema Único de Assistência Social (SUAS) 

A Politica Proteção Social Básica: Composta por cras ,são 33 unidades  estão estalados nas regiões de maior vulnerabilidade social ,índice grande de violências, famílias beneficiada do bolsa família, e locais falta de saneamento básico ,  a proteção visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco por meio do desenvolvimento, das capacidades dos usuários e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

A politica Proteção Especial : Politica media complexidade e alta complexidade  diferencia-se da Proteção Básica, por oferecer atendimento aos casos de violação de direitos.

A Assistência Social no Brasil foi regulamentada como política pública pela Constituição Federal 1988  a necessidade concreta e real de erradicação da pobreza, da marginalidade e das desigualdades sociais. Em 1993, entrou em vigor a Lei Orgânica de Assistência Social Loas, a qual definiu os serviços de assistência social como atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população e cujas ações são voltadas para as necessidades básicas.

 

                   

 O CRAS é um espaço físico público estatal responsável pela execução do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), criado pelo MDS, em 2004, como a principal ferramenta da Proteção Social Básica, a fim de garantir recursos financeiros, diretrizes e metodologias para o funcionamento dos centros de referência (MDS, 2004b). O PAIF tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco sociais nos territórios por meio de atendimentos focados na garantia de direitos, na vigilância social e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários (MDS, 2006, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com