TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade Nas Séries Iniciais: Percepção E Prática Dos Professores Em Uma Escola Pública Municipal, Vila De Porto Grande, Cametá, Pará.

Por:   •  7/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  7.628 Palavras (31 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 31

LUDICIDADE NAS SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO E PRÁTICA DOS PROFESSORES EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, VILA DE PORTO GRANDE, CAMETÁ, PARÁ.

Autor(a)[1]: Ilda Mendes da Trindade

Instituição: Universidade da Amazônia - UNAMA

e-mail: ildamendes25@gmail.com

Orientador(a)[2]: Camila Gallindo Cornelio

Instituição: Universidade da Amazônia - UNAMA

e-mail: camila.cornelio@sereducacional.com

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de compreender como ocorre o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula com o uso de atividades que envolvam o lúdico, nas séries iniciais do ensino fundamental e o papel do professor diante a utilização dessa importante ferramenta pedagógica em uma escola pública municipal localizada na vila de Porto Grande em Cametá-Pará. Para isso, fez-se uso de pesquisa de fontes bibliográficas e de campo através de entrevista com o corpo docente da escola e observação do espaço físico da sala de aula. As teorias de Piaget (1986-1980) sobre as fases do desenvolvimento cognitivo e o contexto sociocultural de Vygotsky (1998) e alguns outros teóricos embasaram o trabalho. Pode-se constatar que na escola pesquisada à medida que as séries escolares avançam as atividades lúdicas diminuem. Sendo evidenciado que a ludicidade enquanto ferramenta metodológica e pedagógica é um instrumento importante para auxiliar docentes das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto é necessário o conhecimento acerca das diversas possibilidades no desenvolvimento de atividades lúdicas.

Palavras-chave: Lúdico - Ensino Fundamental - Aprendizagem – Criança

ludicity IN THE INITIAL SERIES: PERCEPTION AND PRACTICE OF TEACHERS IN A MUNICIPAL PUBLIC SCHOOL, VILA DE PORTO GRANDE, CAMETÁ, PARÁ

Abstract

This work aims to understand how the teaching-learning process occurs in the classroom with the use of activities that involve the ludic, in the initial grades of fundamental education and the role of the teacher in the use of this important pedagogical tool in a school municipal public service located in the village of Porto Grande in Cametá-Pará. For this, research was used in bibliographic and field sources through interviews with the school's faculty and observation of the physical space of the classroom. Piaget's (1986-1980) theories about the stages of cognitive development and the sociocultural context of Vygotsky (1998) and some other theorists supported the work. It can be seen that in the researched school, as the school grades progress, the ludic activities decrease. Being evidenced that the playfulness as a methodological and pedagogical tool is an important instrument to help teachers of the Initial Series of Elementary School. Therefore, it is necessary to know about the different possibilities in the development of recreational activities.

Keywords: Recreational - Elementary Education - Learning - Child

1 INTRODUÇÃO

O lúdico se mostra imprescindível para o desenvolvimento do educando, por proporcionar uma aprendizagem prazerosa e atrativa, bem como se apresenta eficaz no desenvolvimento das condicionantes cognitivas e motoras da criança nos mais diversos estágios de sua vida. Para Piaget (1987 apud BRASIL, 2012) a ludicidade é essencial para o desenvolvimento intelectual das crianças, tornando-se assim, indispensável à prática educativa.

Hoje, sabe-se que a ludicidade tem ocupado espaços nas escolas, principalmente nas séries iniciais, e considerado como uma excelente ferramenta pedagógica, que promove o desenvolvimento do aluno de maneira satisfatória no processo educativo, seja na área de ciências (Filho; Zanotello, 2018), matemática (Souza et al. 2015), história (Aiala 2018), entre outras. Isto, faz com que “nós” futuros professores precisemos entender que o lúdico pode ser um parceiro no processo ensino-aprendizagem, e acima de tudo, compreender que a brincadeira é algo inerente à criança, pois faz parte do seu mundo.

Frente ao exposto, o interesse pelo tema ocorreu por meio das vivências e realização do Estágio Curricular Obrigatório das Séries Iniciais, nas quais a professora observada utilizou a ludicidade em suas atividades para ensinar seus alunos. Percebe-se que a ludicidade possui uma grande importância no âmbito da Educação Básica, pois acredita-se que as crianças precisam de um ambiente organizado e lúdico para ela. Vale ressaltar as percepções teóricas de Piaget e Vygotsky (1995) contribuem para a compreensão de que a criança é um ser histórico e está relacionado com o meio em que vive. 

No entanto, Pereira e Silva (2015) trata da ludicidade como um processo “imprescindível para o desenvolvimento do educando, por proporcionar uma aprendizagem prazerosa e atrativa”, bem como se apresenta eficaz no desenvolvimento das condicionantes cognitivas e motoras da criança nos mais diversos estágios de sua vida infantil. Atualmente, a ludicidade é um tema muito discutido e presente nas salas de aula, para que o aluno se desenvolva integralmente por meio de brincadeira, música, dança, jogos, ou seja, aprende brincando.

Quando a criança se insere na escola, ocupa-se o lúdico com responsabilidades e compromissos. A preocupação é de apenas desenvolver sua aprendizagem e cumprir os requisitos de um aluno que estuda, resolve exercícios, aprende ler, escrever de maneira mecânica. De acordo com o Araújo (2017, p.28), se a escola negar o lúdico, ao mesmo tempo nega a criança sua infância, isto é, “ela nega sua vivencia existencial recriadoras, com os objetos, os fatos, e a construção de uma consciência de que a realidade é algo mutável”.

A ludicidade está ocupando um espaço nas escolas seja na educação infantil ou nas series iniciais. Os professores utilizam essa ferramenta, pois percebem que favorece a satisfação da criança e melhora na sua interação com o outro. Oliveira (2016), caracteriza em sua pesquisa que as atividades como jogos e brincadeiras proporcionam para as crianças o desenvolvimento da imaginação e concentração. Além disso, também proporcionam o desenvolvimento nas estratégias, interação, novos conhecimentos, formação de um ser investigador e solucionador de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)   pdf (461.3 Kb)   docx (284.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com