TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CRÁS VILA SANTANA

Por:   •  6/4/2018  •  Artigo  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CRAS VILA SANTANA

2º SEMESTRE 2015

Dentro do âmbito do PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, o CRAS Vila Santana desenvolve atividades de acompanhamento das famílias prioritárias - famílias em situação de extrema pobreza e/ou em vulnerabilidades sociais e econômicas, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, famílias com membros beneficiários do BPC.

O acompanhamento de famílias em situação de extrema pobreza, visa promover o acesso a benefícios e programas de transferência de renda, aquisições materiais, de forma, a garantir direitos sociais básicos, potencializando o protagonismo e autonomia das famílias e comunidades. Nesse processo, identificou-se famílias em vulnerabilidade social e econômica, sendo encaminhadas para aquisição de benefícios eventuais, diante de situações extremas de aquisições básicas de higiene e alimentação.

As famílias beneficiarias do PBF são acompanhadas, pela equipe técnica, de forma a cumprir as condicionalidades do programa, que se referem à garantia das condições mínimas na área da saúde, da educação e da assistência social que devem ser cumpridas pelas famílias beneficiárias do programa. Assim, o CRAS Vila Santana acompanha mensalmente as famílias em descumprimento de condicionalidades, realizando orientações e informações quanto a necessidade de cumpri-las, de modo, a ter o benefício garantido.

Quanto ao Benefício de Prestação Continuada - BPC, foram realizados questionários do BPC na Escola, assim, se iniciou o mapeamento das famílias beneficiarias do BPC que necessitam de acompanhamento pela equipe técnica do CRAS. Realizou-se também, busca ativa de pessoas com deficiência no território de abrangência do CRAS, para que se identifique famílias para acompanhamento e os possíveis casos de encaminhamento para aquisição do benefício.

O CRAS Vila Santana também realiza os atendimentos individualizados e coletivos, com orientações/informações quanto a direitos sociais, gratuidade de passagens municipais e interestaduais para pessoas idosas e deficientes, direito ao BPC, direito ao PBF, direito de guarda de menores, acesso ao Pronatec e outros programas sociais do governo federal, direitos básicos de saúde, direitos previdenciários, orientações de acesso aos serviços socioassistenciais, orientação e concessão de benefícios eventuais, entre outros.

Para tanto, foram utilizadas metodologias e instrumentais técnicos como visitas domiciliares, atendimento psicossocial, atendimento social e psicológico, acolhida/recepção das famílias, entrevistas e estudo social; busca ativa das famílias prioritárias; encaminhamentos para a rede socioassistencial e demais políticas públicas.

Assim, o atendimento psicológico ás famílias que estão em acompanhamento pelo PAIF e ás famílias de crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV, deu-se visando o fortalecimento de vínculos familiares e sociais, apontando a superação de conflitos, violência, ou algum outro tipo de vulnerabilidade, sendo realizado de forma individual. Os atendimentos foram realizados através do acolhimento, escuta qualificada e orientações  acerca da queixa.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para crianças  e adolescentes de 06 a 17 anos

As atividades temáticas que foram realizadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no CRAS-Vila Santana no período de julho a Dezembro do ano de Dois mil e quinze foram:

  • Trabalho Infantil e o Estatuto da criança e do adolescente – ECA, com o objetivo de conhecer o ECA e as formas de exploração do trabalho exercido por crianças e adolescentes, buscando a sensibilização sobre os prejuízos causados pela imposição ao trabalho infantil, enfatizar sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente.

Essas atividades foram realizadas através de exibição de vídeos sobre o que é, e a importância do ECA, o que caracteriza o trabalho infantil, os tipos de trabalho infantil e orientações sobre os diversos tipos de trabalho exercidos por crianças. Foram realizadas também rodas de conversa, acerca dos temas propostos no intuito de gerar uma discussão de maneira que todos interajam expressando suas opiniões  no intuito de gerar uma reflexão acerca dos temas apresentados e também foram confeccionados pelas crianças e adolescentes cartazes e cata-vento, símbolo da campanha contra o trabalho infantil para exposição na caminhada que foi realizada no dia dezoito de setembro, com a apresentação das crianças que participam das oficinas de música do SCFV, onde um adolescente cantou uma música de sua composição que fala sobre o trabalho infantil.

Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre família e a percepção do papel e da figura do pai na estrutura familiar, levando em conta a realidade dos usuários, que em sua maioria não vivencia a presença do pai, a figura paterna foi tema no mês que se comemora o dia dos pais.

Foram utilizadas textos e mensagens reflexivas, sobre a importância do pai, confecção de um cartão no formato da mão do usuário onde escreveram uma frase para o seu pai. Com a exibição do vídeo: te agradeço pela minha família gerou uma reflexão o que são vínculos familiares e o que a família significa para cada um.

A questão da maioridade penal foi trabalhada através da dinâmica: Bola de neve. (Orientador inicia uma história de um adolescente que se infiltra na criminalidade, porém vai contando o que fez o adolescente chegar até lá....  E vai passando a bola para que os usuários deem continuidade na história), com a exibição vídeo: Criança fala sobre a maioridade penal e com a utilização do texto : As 18 razões contra a maioridade penal.

Com a exibição de um vídeo, apresentação de slides com imagens da cidade velha, e desenhos realizados pelos usuários foi trabalhado a história do nosso município, com o objetivo de conhecer a história local, analisar o passado da cidade para compreender a cultura e a identidade dos habitantes.

Utilizando os recursos de slides, roda de conversa, ilustrações e dinâmicas     foi trabalhado o tema Respeito: Base de nossos vínculos Sociais, com o objetivo de despertar nos usuários a importância que o respeito tem na construção de vínculos sociais, seja através do respeito a diversidade de raça e gênero, seja o respeito com o meio ambiente, seja com os familiares e com os demais seres sociais, respeitando as idéias, os pensamentos, os posicionamentos e vivência do dia a dia de cada usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (472.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com