TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Final Orientação Profissional

Ensaios: Relatorio Final Orientação Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  2.096 Palavras (9 Páginas)  •  3.792 Visualizações

Página 1 de 9

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

1 – INTRODUÇÃO

a) Descrição e caracterização da instituição

O projeto de Orientação Profissional hoje é ministrado por alunos do curso de Psicologia da Faculdade de_________, que estão cursando a partir do 9º semestre. Alunos de outros semestres deste curso podem estagiar neste programa, no entanto como observadores, e em algumas exceções participam como ministradores a partir do 8° semestre se tiverem optado pela ênfase em Gestão.

A Interclínicas é o local onde os alunos dos cursos da área da saúde realizam seus estágios e atividades práticas. Tais atividades se desenvolvem a partir de um contrato desta instituição com a prefeitura da cidade, que possibilita abrir atendimentos e programas para a população da cidade. Isso desenvolve os alunos que atuam sob supervisão de profissionais habilitados e possibilita atendimento de qualidade para a população do local.

Os encontros da Orientação Profissional ocorrem aos sábados, das 09h00 às 11h00, devido a melhor participação das pessoas envolvidas. O público alvo são os alunos do ensino médio da rede pública de ensino do município de Jaguariúna.

2 – JUSTIFICATIVA TEÓRICO-PRÁTICA

Realizar a escolha de uma profissão é um fator primordial, para a maioria dos indivíduos em um determinado momento da vida, principalmente quando se tratando da adolescência, que passa por uma transformação para a fase adulta, que traz a responsabilidade, e a exigência social e familiar por uma escolha . Para Barbosa e Lamas (2012, p. 461) a escolha de uma profissão é uma tarefa de desenvolvimento fundamental para o ser humano.

Deste modo, a Educação para a Carreira, modalidade de orientação para a carreira a ser desenvolvida de forma sistemática no contexto escolar, tem sido considerada cada vez mais importante no quadro geral das intervenções de carreira em vários países (WATTS e SULTANA, 2004 apud MUNHOZ e MELO-SILVA ).

Pensando no contexto em que vivemos, Melo-Silva et al., (2004) dizem que:

A Orientação Profissional realizada no Brasil circunstanciou-se, principalmente, no atendimento de jovens do ensino médio, desenvolvendo temas como escolha (graus de liberdade, influências), autoconhecimento, informação sobre as profissões e vestibular, entre outros emergentes.

Muitos adolescentes, em curto espaço de tempo, se já não estão, estarão diante da expectativa de inserção no mundo do trabalho (BARBOSA; LAMAS, 2012). Segundo Lucchiari (1993, p. 11) o momento da escolha de uma profissão coincide com a fase do desenvolvimento na qual o jovem está se descobrindo novamente. É quando o jovem está definindo sua identidade: quem ele quer ser e quem ele não quer ser.

A partir disso podemos pensar que este é um momento em que muitas dúvidas e sentimentos surgem na vida desse jovens, e o processo de orientação profissional seria um meio de auxiliá-los em sua escolha profissional.

Segundo Melo-Silva et. al (2004, apud BRASIL) entende-se o conceito de orientação profissional, na perspectiva psicológica como:

A ajuda prestada a uma pessoa com vistas à solução de problemas relativos à escolha de uma profissão ou ao progresso profissional, tomando em consideração as características do interessado e a relação entre essas características e as possibilidades no mercado de emprego”

A orientação profissional portanto, segundo Lucchiari (1993, p. 12) tem como objetivo facilitar o momento da escolha do jovem, auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais.

Esse programa de auxilio ao jovem deve ser composto, segundo Sparta et al., (2006 apud LAMAS et al.) por autoconhecimento, informação sobre as profissões e a integração desses aspectos em uma síntese, de modo que se construa uma identificação profissional e um projeto de vida, enfatizando a responsabilidade do orientando sobre sua decisão.

Bardagi et al. (2003, apud LAMAS et al.), também afirma que além da dimensão individual, é importante considerar as mudanças produtivas e sociais ocorridas nas últimas décadas e seu impacto sobre as escolhas de carreira para se compreender o desenvolvimento profissional.

Tais conceitos nos faz pensar que a orientação profissional pode e dever ser um instrumento de trabalho da área de Psicologia, e a mesma visa trabalhar o processo que o jovem irá passar, para ter uma melhor dimensão sobre qual profissão deve seguir, de acordo com suas preferências e oportunidades. Acreditamos que o profissional de psicologia serve com um facilitador na hora da escolha profissional, pois é possível explorar de forma dinâmica e objetiva, os gostos, aptidões e influencia da família neste contexto, que traz tantas duvidas e incertezas na hora da escolha profissional.

Segundo Bardagi et al. (2003), além da dimensão individual, é importante considerar as mudanças produtivas e sociais ocorridas nas últimas décadas e seu impacto sobre as escolhas de carreira para se compreender o desenvolvimento profissional. É visível que as mudanças influenciam diretamente na escolha da profissão, pois muitas vezes o mercado demanda o profissional que mais necessita, desta forma fazendo que as pessoas se inclinem para a demanda que se procura e muitas deixando o que se gosta de fazer de lado.

Segundo Carvalho (1995), o processo grupal é uma amostra do processo social; a visão do outro auxilia na própria visão de si, as aspirações e limitações são dosadas porque o grupo facilita a percepção das influências familiares, sociais e econômicas. A visão do outro é primordial na escolha profissional, ela assumi um papel de influencia, mas é importante que não assuma o papel de escolha, pois cabe a cada um decidir a profissão que melhor lhe satisfaz, essa é a importância da orientação profissional, que ajuda o individuo ao discernimento.

3 – OBJETIVO(S)

No momento em que os adolescentes estão prestes a criar sua própria identidade e assumir pelas suas escolhas profissionais, acabam por sofrer fortes pressões vindas de todos os lados. É muita coisa para alguém tão jovem. Aliado a isto, o mercado de trabalho vem passando por constantes transformações, como globalização, flexibilização, competitividade e novos modelos e cenários de trabalho.

Devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com