TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Plurianual Relatorio Final

Monografias: Plano Plurianual Relatorio Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  4.768 Palavras (20 Páginas)  •  1.233 Visualizações

Página 1 de 20

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

3º SEMESTRE

FLAVIO SILVA RA 398481

MARIA DINALVA GOMES MAIA RA 398012

RAFAEL SILVA DOS SANTOS RA 398694

SILVANA DE JESUS FERREIRA PINHEIRO RA 394315

WANDESSON LEÃO DA ROCHA RA 396267

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PROFESSOR EAD. MÔNICA SATOLANI

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL RUTE

PROFESSOR-TUTOR EAD MÒNICA SATOLANE

Cidade do Polo - São Luís - MA

2013

SUMÁRIO

1.Introdução 3

2. Etapa 1 – Administração Pública 4

2.1. Definição do burocrata atual 4

2.2. Visão de mundo do burocrata 4

2.3 Os dois lados da burocracia . 4

3. Etapa 2 – Correlações de poder na gestão pública 5

3.1. Teoria do dente de engrenagem 5

3.2. Consequências 5

4. Etapa 3 – Novos Modelos de Gestão pública 6

4.1. Perfil do agente público 6

4.2. As capacitações do agente público 6

5. Etapa 4 – Modelos de gestão pública 9

5.1. Modelo de Gestão pública brasileira 9

5.2 Administração Gerencial..................................................................................................10

5.3. Modelo de Gestão pública no exterior 12

6. Considerações Finais 14

Referências 15

.

1 INTRODUÇAO

Podemos definir burocracia, como um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. Geralmente, é resultado de uma falta de eficiência por parte dos órgãos governamentais. A burocracia dificulta a criação de internacional disputado, a burocracia brasileira torna o produto nacional mais caro e mais competitivo.

Costuma-se chamar uma visão de mundo como a perspectiva com a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da história, reunindo em si uma série de valores culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão.

São quatro formas de visão de mundo, a qual pode vivenciar e exercer, ou mesmo, tentar ampliar, ao longo do tempo. São elas: Visão holística, visão de negócio, gratidão e reconhecimento.

Qualquer um que queira avançar na vida precisa desenvolver a sua visão de mundo. Visão de mundo é como uma supervisão mental que ultrapassa as aparências e enxerga o âmago das coisas. É a capacidade de situarmos nossas idéias e a nós mesmos diante de uma perspectiva geral das coisas. É a capacidade de relativar, num mundo ansiosa generalizações.

Sua visão de mundo, não diz respeito só as coisas do mundo, como sua constituição geográfica básica ou sua linha histórica reunida. Diz respeito também, e principalmente sobre como o mundo funciona. Nesse caso, convém entender minimamente de leis, de economia, e do comércio do seu bairro também.

2 Administração Pública

2.1. Definição do burocrata atual

Funcionário administrativo muito compenetrado e vaidoso da importância de seu cargo, e que abusa de sua posição no contato com o público.

Aquele que segue todas as regras da repartição sem contentamento e serve aos objetivos das repartições desconhecendo o propósito e o significado do seu comportamento, que é servir bem as necessidades dos clientes. O burocrata está completamente voltado para dentro da organização, para suas regras e regulamentos, para suas rotinas e regras, para apresentar a chefia superior, que é seu único cliente e que avalia seu desempenho. Isso ocasiona vários conflitos com os clientes da organização, porque todos são atendidos da mesma forma, pragmática e impessoal, de acordo com as normas e rotinas internas, fazendo com que o público perca a paciência com a falta de atenção e descaso para com seus problemas e necessidades particulares e pessoais.

2.2. Visão de mundo do burocrata

Uma vez que a burocracia implica racionalidade para a melhor eficiência, o fato de uma organização ser racional, não significa que os seus membros atuem racionalmente esquecendo o ser individual como pessoa dotada de diferenças individuais e comportamento psicológico, o fato da racionalidade, padronização e impessoalidade não implicam necessariamente em um mau entendimento, descaso e falta de educação, que ainda impera como visão de mundo de alguns burocratas. Isso é o que acontece hoje em algumas empresas públicas por parte de seus funcionários. Não é a empresa que é ruim, muito menos o modelo burocrático, mas sim o burocrata que além de esquecer o significado do seu comportamento, esquece que ele também é “cliente”. A sugestão é uma mudança dessa visão, incluindo nas normas, manuais e procedimentos da organização como regra, sorrir ; Bom humor ; Cortesia; Presteza. Assim alcançaremos duas eficiências, a do melhor atendimento e a da organização, resultando assim em clientela satisfeita, burocrata satisfeito, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com