TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório A menina Selvagem - Genie

Por:   •  23/4/2017  •  Resenha  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 10

A menina Selvagem - Genie

Em 1970, em Los Angeles, foi encontrada uma menina de treze anos que passou todos os anos de sua vida trancada em um quarto amarrada em uma cadeirinha. Ela foi privada de qualquer contato humano e acredita-se que quando ela emitia algum tipo de som apanhava dos pais. A menina se chamava Genie e quando foi encontrada ainda usava fraldas, mal sabia andar, e era incapaz de falar. A mãe de Genie era cega, e seu pai suicidou-se algum tempo depois de Genie ser resgatada.

Após alguns exames realizados foi constatado que Genie tinha um retardo mental, mas não se sabia se ela já havia nascido assim ou se o retardo mental foi causado pelos anos de abuso e isolamento.  A explicação para o isolamento é a de que Genie já nasceu com retardo mental, então, os pais resolveram isolá-la por este motivo.

O documentário retrata como é importante o contato com a sociedade para o nosso desenvolvimento, o ser humano é um ser social, e tem a necessidade do contato com outras pessoas. Também retrata a importância de aprender uma língua nos primeiros anos de vida, pois Genie nunca aprendeu a falar normalmente, ela apenas aprendeu palavras soltas e a linguagem gestual.

Depois de algum tempo os estudos com Genie pararam de ser financiados. O motivo principal para encerrarem os estudos foi o de que Genie estava sendo “escravizada” pelos profissionais, pois eles não queriam ajudá-la e sim estudá-la. A menina passou por vários lares adotivos, porém nenhuma família a quis por muito tempo, e ela foi encaminhada para uma casa de repouso.

Relatório do filme Código de honra:

O filme código de honra (School Ties) – 1992, conta a história de David Greene, um jovem judeu que ganha uma bolsa de estudos em um colégio particular católico. Mesmo não sendo rico consegue conquistar a amizade dos outros garotos, porém quando descobrem que ele é Judeu, tudo muda e a situação piora quando um professor encontra uma cola. David sabe quem colou, mas os outros garotos insistem em colocar a culpa nele apenas por ser judeu.

O modelo pedagógico da escola do filme é a pedagogia diretiva, ou seja, o professor é o centro, é ele quem transmite o conhecimento e o aluno apenas executa ordens. Nessa abordagem tradicional o aluno era reprovado quando não consiga nota nas provas e exames e o diploma representava o conhecimento, tinha uma melhor posição na sociedade quem possuía um.

Nessa abordagem existe uma hierarquia, o professor é poder dentro da sala de aula, e a sua relação com o aluno deve ser distante, ficando evidente isso no filme, os professores não tinham nenhuma relação de amizade com os alunos, ao contrário lhes causavam medo.

Também ignoram-se as diferenças individuais, sendo todos tratados da mesma forma. Percebemos isso no filme quando David é obrigado a freqüentar os cultos católicos mesmo sendo judeu.

No filme pode ser notada também a utilização do método maiêutico pelo professor de história, que significa o professor ir fazendo perguntas até chegar no objetivo proposto.

Este modelo pedagógico hoje não é muito comum, afinal esta forma de ensino pode causar traumas nos alunos, como ocorreu com um garoto no filme que foi punido e ridicularizado pelo professor de francês por não consegui falar um texto, também porque nem todas as pessoas conseguem aprender com este modelo, no qual quanto mais se copia mais se aprende, e por diversos outros fatores.

Sociedade do poetas mortos (Dead Poets society) – 1989

O filme se passa nos Estados Unido, no ano de 1959, em uma escola tradicionalista que tem um ensino bastante rígido, e onde o aprendizado acontece de forma mecânica: O professor fala, o aluno escuta. No começo filme mostra o início do ano letivo e a apresentação do novo professor da escola John Keating, o novo professor de literatura.

Este professor começa a dar aulas de jeito novo, diferente do modelo conhecido pelos alunos, Keating mostra um novo ideal pedagógico, a abordagem humanista, na qual o professor é um facilitador da aprendizagem, ele não ensina apenas cria condições para que os alunos aprendam.

Keating desperta nos alunos o interesse pela literatura e pela poesia, os alunos passam a ter vontade de aprender mais. Em um certo momento do filme um dos meninos descobre o anuário de keating e lhe pergunta sobre a sociedade dos poetas mortos, o professor apenas responde que ele e os amigos se reuniam em local secreto para ler poesias. Os alunos passam a fazer o mesmo que o professor, e esta se torna a atividade favorita deles.

Quando um dos alunos decidi participar de uma peça de teatro contrariado pelo pai e o restante da família, que exigem que seja tomada uma atitude por parte da escola, o diretor então, decide demitir o professor Keating, para a tristeza dos alunos. O diretor assume as aulas de literatura e tudo volta a ser como antes, porém keating deixa sua marca nos alunos.

O Filme é uma crítica a abordagem tradicionalista. O professor Keating cria uma relação de amizade e confiança com os alunos, fazendo com que eles usem a criatividade e dêem o melhor de si e também permite que eles incluam suas experiências do dia a dia no processo de aprendizagem. Esta forma de ensino é o oposto da abordagem tradicionalista, e não agrada muito quem acredita que o tradicionalismo é a melhor maneira de ensinar.

Grandes Educadores: Skinner

O teórico desta abordagem é Skinner, nela ele considera que os organismos estão sujeitos as contingências do meio, e que o comportamento humano é moldado, para isso necessita de recompensas e controle.

Na análise comportamental do ensino vemos que o ensino é composto por padrões de comportamento que podem ser mudados através de treinamento, ou seja, em uma sala de aula se o professor conhece bem o comportamento de seus alunos, ele pode trabalhar de alguma maneira para mudar o comportamento que ele considera inadequado nestes alunos. O sistema educacional tem como finalidade básica, promover mudanças nos indivíduos, que podem ser tanto a aquisição de novos comportamentos quanto a modificação dos já existentes.

Nesta abordagem o mundo já é construído e o homem é produto do meio, porém o meio pode ser manipulado. Então se entende que o comportamento pode ser mudado alterando os elementos ambientais. Para que isso possa ocorrer de forma adequada é preciso consideram três aspectos: A ocasião na qual a resposta ocorreu, a própria resposta e conseqüências reforçadoras.

A cultura também é importante nesta abordagem, pois é um conjunto de contingências de reforço, na qual os membros se comportam de acordo com os procedimentos que uma determinada cultura mantém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (211.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com