TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Abordagem das Aprendizagens

Por:   •  8/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Abordagem das aprendizagens

A temática da aprendizagem surge naturalmente como uma área de constante preocupação para quem está envolvido em qualquer processo educativo. São vários os estudos feitos sobre o processo-aprendizagem. Alguns usam metodologias qualitativas através das quais se procurou explorar a forma como cada aulo manifesta as suas abordagens à aprendizagem e como estas se associam às perceções acerca do conjunto de aprendizagem (Entwistle, 1989ª ; Mayer & Dunne, 1991), outros apresentam estudos que investigam as abordagens e as suas estratégicos, mediante questionários, como por exemplo o “Study Process Questionnare” (SPQ) de Biggs (1987). Existem também uma abordagem de alto rendimento por Biggs (1987), que caracterizam as diferentes formas como os alunos preferem estudar, apresentando uma intenção ou motivo intimidamente relacionado com um processo ou estratégia para concretizar uma intenção (Chaleta,2002).

Para Biggs (1977) a aprendizagem e a mudança de comportamento observável ocorrem frequentemente lado a lado e parecem estar interrelacionadas, pois estes fenómenos acontecem nas mudanças de comportamento que ocorrem através da experiência repetida na mesma situação ou em situações essencialmente semelhantes.

A investigação de Biggs adotou o modelo prossuposto por Dunkin e Biddle (1974) designado de modelo 3P de aprendizagem, este representa um sistema que compreende três componentes principais, cada um dos quais começa com a letra “P”, o que justifica o nome do modelo- Presságio, Processo e Produto. Os fatores de presságio referem-se às condições prévias existentes, aos aspetos contextuais, sendo determinantes para a ação que se desenvolve na sala de aula, estes existem previamente à aprendizagem e incluem os fatores pessoais relativos aos alunos, incluindo três classes diferentes de variáveis derivadas da investigação descritiva com o SPQ (Biggs, 1985 , 1987): competências cognitivas, locus de controlo e variáveis experienciais relativas ao ambiente famílias e fatores situacionais relativos ao contexto de aprendizagem.  Os fatores de processo referem-se à dinâmica do ensino e da aprendizagem, nesta fase os alunos utilizam estratégias conscientes com os seus motivos e esta associação entre motivos e estratégias estas são denominadas de “Abordagem A abordagem à aprendizagem” e os fatores de produto que é o resultado do fator anterior, são determinados pelos aspetos da natureza contextual previamente existentes (Dunkin & Biddle, 1974; Biggs ,1993, 1996), remete também para os resultados escolares e incluem quatro categorias distintas: qualitativas (o quanto bem se aprende), quantitativa ( o quanto se aprende), institucional (classificações académicas) e afetivas (sentimentos face às experiências de aprendizagem).. Estes três fatores funcionam como um sistema, ou seja, uma mudança em qualquer dos seus componentes provoca alterações nos outros elementos.

Posteriormente ao fator processo, com as chamas abordagens à aprendizagem, é definida por Biggs como “processo de aprendizagem que emerge das perceções dos alunos das suas tarefas académicas, influenciadas pelas suas características pessoais” (1988, pag.185), pois as seguintes abordagens é como o aluno experimenta o seu ambiente educativo e nele atuam. O autor distingue três dimensões do processo de estudo, superficial, profunda e de alto rendimento. Cada uma das situações possui uma componente afetiva (motivacional) e uma componente cognitiva(estratégica):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (233.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com