TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula Prática

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Aula Prática

Com o objetivo de demonstrar que a percepção muda de indivíduo para indivíduo, foram feitos 3 experimentos. O primeiro com o intuito de medir a frequência de som que cada pessoa consegue ouvir, o segundo medir a sensibilidade à Feniltiocarbamida de cada pessoa apresenta, e o último para testar a sensação das mãos ao serem colocadas em diferentes temperaturas de água (quente e fria) e depois mergulhadas em água a temperatura ambiente.

Vejamos a baixo quais foram os resultados do 1 experimento:

Numa sala com 72 estudantes de idades variadas, foram reproduzidas diferentes frequências de som. Os estudantes foram expostos a frequências de som de 1 KHz até 19 KHz.

O gráfico abaixo mostra os resultados do experimento.

[pic 1]

Podemos notar que a maioria das pessoas não ouvem frequências altas. E que sobe o número de pessoas que não ouvem conforme a frequência aumenta.

O gráfico abaixo mostra a perda da capacidade auditiva para determinadas frequências ao longo dos anos.

Essa perda de frequência auditiva está relacionada a idade. Ao longo da idade, as pessoas vão perdendo primeiro as frequências altas. Além do fator idade, a capacidade auditiva também diminui de acordo ao desgaste que a poluição sonora promove na nossa audição.

A seguir o veremos os resultados do segundo experimento.

O experimento consistiu colocar uma solução composta por Feniltiocarbamida (PTC) e água em quatro frascos com concentrações diferentes de PTC, o primeiro continha concentração de PTC de 1/30 (mais diluído), o segundo 1/10, o terceiro 1/5 e o último 1/2 (menos diluído).

Foram pingadas cerca de duas gotas na língua de cada pessoa de maneira crescente em concentração de PTC, até o momento que o indivíduo constatasse o gosto amargo da proteína. Algumas pessoas constatavam o gosto amargo do PTC no primeiro frasco com concentração de 1/30, outras nos frascos em seguintes, enquanto outras nem sentiram o gosto amargo do PTC em nenhuma solução, outras sentiram muito pouco.

O gráfico abaixo demonstra os resultados obtidos.

[pic 2]

Podemos perceber que a maioria das pessoas testadas no experimento apresentam pouca sensibilidade à Feniltiocarbamida. Grande parte das pessoas não sentiram ou sentiram muito pouco o gosto amargo do PTC no frasco com concentração 1/30, somente a partir do segundo frasco em diante conseguiram perceber. Muitas sentiram somente no último frasco com concentração de PTC mais forte, outras não sentiram nenhum gosto a não ser de água.

Isso revela que a percepção do paladar para algumas proteínas está associada ao genótipo de cada indivíduo, e que variações nos genes podem proporcionar diferentes percepções para o sabor. Por isso a percepção de paladar pode variar de pessoa para pessoa.

Agora veremos os resultados do último experimento.

Em três recipiente continha água quente, água fria e outro com água em temperatura ambiente. Foi colocada uma mão no recipiente de água quente e a outra no recipiente de água fria, em seguida foi mergulhada ambas as mãos no recipiente com água à temperatura ambiente.

Discussão:

Com o experimento, foi notado que quando colocávamos a mão fria ou quente tivemos percepções diferentes, a Flavia, ao colocar a mão na agua quente e gelada não senti nada anormal, depois que tiraram as mãos da agua morna aquela do meio as mãos ficaram geladas, o Marcelo ao fazer isso teve a sensação que a mão que foi mergulhada em água fria, quando colocada na água em temperatura ambiente dava a impressão de que água estava quente, e a mão que foi imersa em água quente ao ser colocada na água em temperatura ambiente, dava a impressão de que a mesma estava gelada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com