TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Clínico: Bullying na instituição educacional

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório clínico

A atendida pela equipe presente e assinante deste relatório mostrou em primeiro momento sinais de baixa autoestima, introversão, discurso que levam a crer que essa sofreu bullying na instituição educacional que frequentou.

Na relação familiar, a violência física e moral é uma marca constante na memória de TM. Ao falar da progenitora, a assistida discursou sobre agressividade, exploração de atividades domésticas e constantes verbalizações sobre sua aparência física e qualidades morais.

TM não demonstrou sentimentos como raiva, rancor, revolta ou algo similar. Suas atitudes aparentam indiferença perante as questões relacionadas à mãe.

Quanto aos filhos de TM, esta apenas citou as crianças como tendo sido “dadas pelo pai”, o que foi entendido como abuso sexual. O primeiro filho apresenta sinais de síndrome de Down e o indício pode ser proveniente de um possível incesto.

A adolescente possui massa corpórea acima do considerável saudável para sua altura e idade, a equipe julgou que essa característica também é fruto de negligência por parte de sua família em relação à saúde física e mental da jovem.

TM apresentou dificuldade de aprendizado durante sua estada na instituição educacional anterior, foram realizados testes para comprovar o analfabetismo funcional. Juntamente como o teste já citado, aplicou-se um teste de Quociente de inteligência para, a partir desse primeiro contato, realizar as possíveis indicações de uma instituição apropriada para o desenvolvimento intelectual da jovem.

A atendida se mostrou fortalecida pelo sofrimento, com sonhos que se assemelham aos de garotas da mesma idade, consciente em relação aos problemas da mãe e amadurecida, apesar da violência sofrida. Além disso, é livre de preconceitos em relação às pessoas de seu convívio.

Considerando os dados iniciais levantados e a situação com que TM deu entrada no centro de acolhimento, salienta-se a situação de negligência em diversos pontos da análise.

Segundo o Dicionário Aurélio, negligência consiste na falta de cuidado, de aplicação, de exatidão; descuido, incúria, displicência, desatenção. Falta não intencional daquele que se omitiu no cumprimento de um ato que lhe incumbia.

Entende-se que TM foi negligencia quando não acolhida de forma que respeitassem seus direitos perante a sociedade como um ser humano único dotado de características singulares, com necessidades de um acompanhamento diferenciado na requisito educação, saúde, familiar e social.

Os profissionais voltados à educação foram negligentes a partir do momento que não perceberam que TM deveria receber atendimento específico durante o aprendizado escolar.

Uma das formas de dificuldade de relacionamento da adolescente era o constante bullying sofrido nas dependências escolares sem intervenção do docente ou superior.

TM foi negligenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quando o parto da primeira filha foi realizado no chão da cozinha da própria residência com a parturiente sendo agredida pela mãe. A primeira criança possui uma síndrome que pode ser detectada durante a gestação, supõe-se  que a adolescente não tenha recebido apoio de um pré-natal.

TM era assistida pelo programa “Bolsa Família” e contava com visitas da assistente social que avaliava o ambiente como saudável ou não. As visitas eram agendadas previamente e o cenário era modificado pela mãe de TM, causando a impressão de um bom convívio.

A assistente social não utilizou o conhecimento aprofundado sobre o convívio familiar, realizando visitas rápidas, superficiais e sempre sem manter contato direto com Clarisse ou com a criança.

Conclusão

A equipe aponta a necessidade de um encaminhamento de TM a um abrigo para mães adolescentes, recebendo o benefício do Bolsa Família pelas duas crianças e o auxilio terapêutico de uma equipe multidisciplinar de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (631.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com