TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BULLYING: UM PROBLEMA EDUCACIONAL NA ESCOLA SANTA INÊS

Tese: BULLYING: UM PROBLEMA EDUCACIONAL NA ESCOLA SANTA INÊS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/7/2013  •  Tese  •  5.633 Palavras (23 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 23

BULLYING: UM PROBLEMA EDUCACIONAL NA ESCOLA SANTA INÊS

FERREIRA, Adriana da Silva 1

SANTOS, Cristiane Almeida 2

RESUMO

O Bullying é um termo inglês usado para descrever atos de violência física, moral, material e psicológica. Hoje ele é considerado um fenômeno mundial que cada vez mais vem despertando interesse de pesquisadores na área da educação. Este fenômeno não escolhe classe social, ou ambiente, pode acontecer na escola ou trabalho. Nesta pesquisa, deu-se ênfase ao bullying escolar. Objetivando esclarecer os fatos relacionados ao bullying escolar, pois o conhecimento do tema pelos professores e demais funcionários é indispensável para o efetivo combate do problema, além disso, este trabalho enfatiza a necessidade de se orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais frequente de violência juvenil, o bullying.

PALAVRAS-CHAVE: bullying escolar, efeitos do bullying, violência escolar.

ABSTRACT

The bullying is a english term used to report acts of physical violence, moral, stuff and psychological. Today it is considered a global phenomenon that more has aroused interest of researches in education area. This phenomenon don’t choose social class, environment, can happen in school or work. This research, emphasis was placed to scholastic. Aiming clarify the facts related to academic bullying. Because the knowledge of theme by the teacher and other employees is indispensable for effective combat of the problem, furthermore, this work emphasizes the needs to guide the families and the society to coping with frequent form of child violence, the bullying.

Key-Words: academic bullying, effects of bullying, academic violence

1. INTRODUÇÃO

Estudos realizados por pesquisadores sobre agressões entre pares nas escolas vêm sendo desenvolvidos, com o objetivo de conhecer a questão e caracterizar uma forma de violência entre pares que tem sido chamada Bullying.

Para FANTE, “O bullying é uma realidade bem presente no cotidiano escolar, muitas vezes de forma mascarada entre os comportamentos das crianças” (FANTE, 2005, p. 29).

No ano de 1980 começaram no Brasil as pesquisas sobre o Bullying, para saber mais um pouco deste fenômeno que tanto estava matando nossas crianças e acabando com o sonho dos outros.

O comportamento de violência escolar não é novo, mas a forma como professores, médicos, pesquisadores e comunidades encaram o problema vem mudando de forma significativa. Em função do ganho de relevância tentou-se definir e delimitar uma tradução para esta palavra inglesa, porém nada significativo foi conseguido. No que se diz respeito à definição mais consistente, os pesquisadores optaram por assumir a proposta que diz que praticar o Bullying é desenvolver práticas que se caracteriza por:

Colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, humilhar, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, difusão de boatos, fofocas, ostracismos, sexualização, ofensas raciais, além de roubar e quebrar pertences de suas vítimas. (OLWEUS, 1989, p,16)

Práticas essas que segundo Fante (2005) tem a intenção de magoar, ferir e prejudicar o outro, escolhendo própria como timidez, o fraco, medroso e etc. Não se importando o outro é gordo, magro, cheio de espinhas com óculos só irão escolher se este demonstrar que tem medo ou que se incomoda muito com o apelido. Segundo (ABRAMOVAY 2002) a violência no cotidiano das escolas se reflete nas representações sociais que os alunos fazem sobre a escola. Muitas vezes eles apresentam significados contraditórios e distintos sobre seu papel. A escola é vista como um lugar para a aprendizagem, preparação para o trabalho e conhecimento da cultura, da sociedade onde se está inserida, porém, muitos alunos consideram a escola como um local de exclusão social, onde são reproduzidas situações de violência e discriminação (física, moral, e simbólica). Apesar disso, grandes partes dos jovens apresentam uma visão positiva sobre a escola, o estudo e o ensino.

A escola era um lugar seguro, onde os pais deixavam seu filho e podia ter certeza que nada de ruim iria acontecer hoje, não se tem mais esta certeza se a escola é ou não um lugar seguro de integração social, de socialização, de um espaço resguardado; ao contrário, tornou-se cenário de ocorrências violentas e não sabemos mais se estão seguros dentro da escola ou fora da escola, e esta violência esta geral e não é só contra os alunos, mas contra os professores e funcionários e não sabemos mais como lidar com este fenômeno.

Devido sua incontestável relevância, este tema vem despertando um interesse crescente nos meios acadêmicos, até mesmo por se tratar de uma questão de abrangência multidisciplinar, envolvendo diferentes ramos de atividade, como a educação, a saúde, e a área jurídica.

Este artigo trata, portanto, do bullying escolar. O objetivo é contribuir para a compreensão deste fenômeno, refletindo sobre alguns de seus desdobramentos. Objetivando também pensar as possíveis consequências deste tipo de violência e suas formas de enfrentamento.

O interesse pelo tema partiu das experiências do autor deste trabalho, em uma escola pública, com alunos do sexto ao nono ano. O bullying é um forte fator de risco para comportamentos antissociais individuais geradores de violência na sociedade. Porém, ainda são poucos os artigos científicos brasileiros que tratam do tema, isto é, estudos empíricos ainda necessitam ser realizados em uma abrangência nacional, com dados de todas as regiões. Este artigo visa contribuir para estudos sobre a educação, a saúde e a sociedade, para uma compreensão local e global da problemática da violência na escola e de suas implicações individuais e coletivas.

A sequência de procedimentos se deu da seguinte forma: primeiramente utilizou-se o método bibliográfico de investigação buscando encontrar na literatura existente as definições e as possíveis implicações do que se convencionou denotar “fenômeno bullying”. Para isso foram utilizados diversos tipos de materiais baseando-se em publicações como: livros, revistas, TCCs, artigos impressos, teses, dissertações, além de publicações na internet. Em seguida procedeu-se uma pesquisa empírica, que aconteceu, em uma escola da Rede Pública Municipal situada no município de Juazeiro, Estado da Bahia, com envolvimento de toda comunidade escolar, nesta pesquisa ocorreram os aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com