TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Humanista

Por:   •  23/9/2015  •  Artigo  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

1-O que você entendeu como sendo Boa Vontade?

O texto ressalta algumas comparações a fim de melhor entender as diferenças entre a atitude de boa vontade (BV) e a abordagem centrada na pessoa.

(ACP) A boa vontade se mostra sempre que há a disponibilidade de ajudar o outro ao perceber qualquer necessidade e assim o ajudar espontaneamente oque mostra uma visão em aspecto ético ao contrario da ACP onde o foco é a relação voltada para o outro numa visão fechada.

De acordo com o texto, a boa vontade tem relação ao senso comum, é a auto satisfação interior em ajudar o outro, o sentimento de se sentir bem e realizado consigo mesmo visando a necessidade alheia e destacando sempre a espontaneidade e os sentimentos positivos com relação ao outro.

2-Quais são os elementos essenciais da ACP?

Perspectiva positiva de vida

Crença numa tendência geral ao

Desenvolvimento

Intenção de ser eficaz

Respeito pela autonomia e dignidade do outro

Flexibilidade de pensamento e ação

Tolerância com incertezas ou ambiguidades

Senso de humor, humildade e curiosidade.

´´Jeito de Ser´´ ao se deparar com certas situações (expressão de Rogers) Postura de quem acredita na vida e seus valores, crença com tendência positiva ao crescimento harmônico, mudanças positivas e construtivas na sua personalidade, compreensão, abster se de julgamentos ou ficar horrorizado diante de uma colocação, Flexibilidade de pensamentos, afinal...ninguém é perfeito e nem possuidor definitivo da verdade.

3-A partir dos depoimentos, como a BV poderia se relacionar com a ACP?

A BV tem como foco a disponibilidade de ajuda/auxílio ao próximo diante de suas necessidades, Já ACP tem como foco a relação do sujeito com o mundo. Entre os dois conceitos existem diferenças e semelhanças, A partir dos depoimentos relaciona-se um com outro no sentido de ajuda visando beneficio efetivo, disponibilidade, flexibilidade e extensão de ser eficaz.

4-Atitude de boa vontade é o mesmo que ACP?

São semelhantes e também diferentes, pois as duas usam abordagens diferentes, mas ajudam o outro.

A BV é compreendida pela atitude e o modo de ser da pessoa, como ela é... Ela parte da espontaneidade, junto da vontade de ajudar, sendo assim uma atitude espontânea, agora a ACP é o modo de se relacionar com o outro, aceitar as suas diferenças, passar confiança, acreditar em seu potencial para mudança, essa abordagem é centrada na pessoa! Entrar na vida do outro fazendo com que ele acredite em si próprio, aceitando o outro faz com que se compreenda oque tem dentro de si, ajudando no auto conhecimento e compreensão.

O texto ressalta algumas comparações a fim de melhor entender as diferenças entre a atitude de boa vontade (BV) e a abordagem centrada na pessoa.

(ACP) A boa vontade se mostra sempre que há a disponibilidade de ajudar o outro ao perceber qualquer necessidade e assim o ajudar espontaneamente oque mostra uma visão em aspecto ético ao contrario da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com