TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Palestra - O Manejo Clínico

Por:   •  8/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório Palestra - O Manejo Clínico

Palestrante: Tatiana Carvalho Assadi.

Como dar um diagnóstico quando o paciente não faz uma catarse com a terapeuta?

Essa foi uma das perguntas centrais da palestra.

Um dos casos estudados para a compreensão do manejo clínico foi de um menino, mais precisamente um adolescente de 13 anos que matou sem próprio irmão e mesmo com cerca de 3 anos de terapia não se confessava.

Antes de ser encaminhado ao um terapeuta, ele foi ao psiquiatra, afinal todos o julgaram como neurótico, psicótico, pervertido. Alias         a palestrante trouxe os significados de neurose, psicose e perversão.

Segundo  Mijolla (2005), as neuroses são transtornos psíquicos sem substrato anatômico detectável. Sua sintomatologia está relacionada à expressão simbólica de um conflito intrapsíquico entre ideias fantasmáticas inconscientes, associadas ao complexo edípico, e às defesas que elas provocam, que possuem raízes na história infantil do sujeito.

Já a Psicose Freud afirma que  seria resultado do conflito do Eu e o mundo externo. O Eu fracassa em manter-se fiel ao mundo externo e tentar silenciar o Id; assim o Eu é derrotado pelo Id e conseqüentemente afastado da realidade.

Por fim a perversão, que para Freud (2002), em “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, de 1905, a perversão surge, no adulto, quando o indivíduo ainda focaliza objetos ou partes do corpo como única forma de investimento libidinal

A palestrante fundamenta seus casos e sua tese de mestrado em Jacques-Marie Émile Lacan, que foi seguidor de Freud e buscou na lingüística e a lógica para reconfigurar a teoria do inconsciente"

A palestrante afirma que o adolescente apos 3 anos de terapia confessou e conseguiu se entender melhor e levar uma vida normal. E o diagnóstico que o psiquiatra solicitou ate então não foi dado, e essa foi uma indagação dela.

A clínica é uma caixa de surpresa, e o profissional tem que estar preparado para tudo.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com