TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Comportamentos: Comportamento Da Consciência, Alimentação e Linguagem

Por:   •  1/7/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.583 Palavras (11 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Relatório sobre comportamentos:

 Comportamento da consciência, alimentação e linguagem

Fernanda Colombo de Souza Lucas

Janaúba – MG

Junho- 2020

FERNANDA COLOMBO DE SOUZA LUCAS

Relatório sobre comportamentos:

 Comportamento da consciência, alimentação e linguagem

Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia de Janaúba – FACITEC, como requisito parcial para a obtenção da nota na Disciplina de Bases Biológicas do Comportamento

Profª. Orientadora: Luciana Londe Nogueira

Janaúba – MG

Junho - 2020

           SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................... ..........................03
  2. DESENVOLVIMENTO ............................................................................04
  1. COMPORTAMENTO DA CONSCIÊNCIA..................................04
  2. COMPORTAMENTO ALIMENTAR............................................05
  3. COMPORTAMNETO DA LINGUEGEM ....................................06
  1. CONCLUSÃO.............................................................................................07
  2. REFERÊNCIAS .........................................................................................08

                                                                                                                                     02

  1. INTRODUÇÃO

   A disciplina de Bases Biológicas do Comportamento é de suma importância. Ela é a junção de duas disciplinas: Psicologia e Biologia.

Nossa profissão, Psicologia necessita compreender vários aspectos da estrutura e funcionamento do corpo humano, para que possamos entender as queixas dos indivíduos ou dos pacientes, sendo assim, fundamental um conhecimento mais aprofundado sobre essa matéria.

Com toda essa importância para a profissão, nossa turma do 1° período de Psicologia da FACITEC promoveu alguns estudos que apresentamos junto a psicólogos, para a nossa turma e demais, que fizeram presentes, sobre alguns comportamentos humanos.

A participação de um profissional já formado e com atuação como psicólogo foi valiosa para que nossa turma pudesse ter uma noção de como é a atuação em cada uma das situações propostas pela professora Lucina Londe.

Os psicólogos levaram um pouco de sua experiência, nos mostrando que existem várias formas de tratamento para um mesmo problema. Eles deixaram os acadêmicos com muito mais entusiasmo, vontade de seguir no curso e de atuar na área.  

                                                                             

                                                                                                                             03

  1. DESENVOLVIMENTO

Vou iniciar falando sobre o trabalho apresentado pelo meu grupo, composto por: Dayane Cardoso, Débora Brenda, Eu (Fernanda Colombo), Kamila Martins e Tayrinne Morgana.

Fomos contempladas com o tema COMPORTAMENTO DA CONSCIÊNCIA.

Iniciou-se com a colega Tayrinne falando um pouco sobre o que é a consciência, que é a percepção do que se passa em nós e ao nosso redor . A sensação, percepção, memória, pensamento e emoção fazem parte do que chamamos de Estados Conscientes da Consciência.

Ela fala também um pouco sobre os estados alterados da consciência que podem ocorrer naturalmente ou serem induzidos (no vídeo ela faz uma explicação mais aprofundada sobre como tudo isso ocorre).

Em continuidade da apresentação, Fernanda Colombo (eu) inicia apresentado sobre os estados da consciência.

Comecei falando um pouco sobre o BETA, que são chamadas também de consciência normal. Débora Brenda ficou encarregada de falar sobre o ALFA que é o estado de relaxamento profundo. Foi dito por ela, alguns dos pontos importantes dessa onda que são o aumento da imaginação; a memória; o aprendizado e a concentração.

Já Dayane falou um pouco sobre o THETA que é um dos estados mais sutis da consciência, ela fez menção também aos sonhos o REM e o NÃO REM (que tem atividade cerebral mais rápida e um sono mais lento respectivamente). Voltei a apresentar e dessa vez falei sobre o estado  

         

                                                                                                           04

DELTA que é o mais lento e possui 3 níveis:  O nível alto, que causa problema de aprendizagem e TDAH, o nível baixo, que causa o sono insatisfatório e a incapacidade de revitalizar o cérebro e o nível ideal que ajuda no sistema imunológico e no sono revigorante.

Findada a apresentação das acadêmicas com a fala de Kamila, sobre o 5 ° e ultimo estado da consciência o GAMA que está ligado com o alto nível de percepção e tem relação com insights e ideias rápidas.

          Após as nossas apresentações, foi a vez de uma psicóloga, Patrícia Viegas Reis falar um pouco sobre como é a atuação dela em uma situação em que envolva a consciência. Ela inicia contando um relato recente de um sonho que uma paciente teve e, segundo ela, é uma forma trabalhosa, mas uma das melhores de abordar o consciente.

Ela vai destrinchando e falando das várias maneiras que se tem, possíveis, para fazer a abordagem do consciente. Cita a colagem de nomes, fazer recortes sobre o problema (no caso ela deu exemplo de uma empresa na qual ela estava trabalhando). Falou sobre máscara, entre outras maneiras.

Foi uma aula bastante interessante sobre algo impalpável que é o consciente, mas que gera bastante dúvida em nós sobre como ele funciona.

                                                                                                                     05

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (69.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com