TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio Políticas Publicas CRAS vila biquinhas

Por:   •  8/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.701 Palavras (11 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Profª.: Andréia Barreto

Relatório De visitas

Identificação de Alunos:

Nomes: Ana Clara Garcia

Bianca Barbosa Ribeiro

Juevellyn Ribeiro

Larissa de Almeida

Pedro Henrique Silva

Data: 07/10/2016

Local: BH CIDADANIA –  Centro  De  Assistência Social  CRAS VILA BIQUINHAS

Profissional de referência: Psicóloga Dalila

Informações relevantes do local: O lugar bem amplo ,varias salas de realizar  as atividades , calmo não tinha agitação , deu  para compreender bem  o que  psicóloga articulava no  momento  da entrevista.

BH CIDADANIA –  Centro  De  Assistência Social  CRAS VILA BIQUINHAS

Cras foi  inaugurado  em 8 de dezembro  de 2010, e uma  unidade  publica    de assistência social, responsável pela organização e proposta de serviço  da proteção  social básica ,do  sistema único de  Assistência social ,Suas nas  áreas  de vulnerabilidade de risco  no munícipios.  

                             

Inicialmente, o SUAS se concretiza nos CRAS, espaços públicos estatais que ofertam serviços de Proteção Social Básica nos municípios. Suas equipes contam  técnicos  com  psicólogos e assistentes sociais,   que são responsáveis pelo acesso das famílias às ações de caráter preventivo do novo sistema.

Objetivo do Cras -Vila Biquinhas

  • Prevenir  a ocorrência de situação vulnerabilidade e risco  sociais nos territórios por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
  • Atendimento  para quem dela   precisar
  • Ampliação  ao  acesso cidadania

Centro referencias de assistência social, trabalham com programa , BH Cidadania para construção do espaço foram dividas 3 Politicas publicas:

  • Saúde: Academia da Cidade
  • Assistência Social: Acompanhamento familiar
  • Esporte: Esporte Esperança  e Vida ativa (Idosos)

Sistema Único de Assistência Social (SUAS) 

A Politica Proteção Social Básica: Composta por cras ,são 33 unidades  estão estalados nas regiões de maior vulnerabilidade social ,índice grande de violências, famílias beneficiada do bolsa família, e locais falta de saneamento básico ,  a proteção visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco por meio do desenvolvimento, das capacidades dos usuários e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

A politica Proteção Especial : Politica media complexidade e alta complexidade  diferencia-se da Proteção Básica, por oferecer atendimento aos casos de violação de direitos.

A Assistência Social no Brasil foi regulamentada como política pública pela Constituição Federal 1988  a necessidade concreta e real de erradicação da pobreza, da marginalidade e das desigualdades sociais. Em 1993, entrou em vigor a Lei Orgânica de Assistência Social Loas, a qual definiu os serviços de assistência social como atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população e cujas ações são voltadas para as necessidades básicas.

 

                   

 O CRAS é um espaço físico público estatal responsável pela execução do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), criado pelo MDS, em 2004, como a principal ferramenta da Proteção Social Básica, a fim de garantir recursos financeiros, diretrizes e metodologias para o funcionamento dos centros de referência (MDS, 2004b). O PAIF tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco sociais nos territórios por meio de atendimentos focados na garantia de direitos, na vigilância social e no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários (MDS, 2006, 2009).

A atuação do psicólogo  BH CIDADANIA –  Centro  De  Assistência Social  CRAS VILA BIQUINHAS

 

A atuação funciona com um acolhimento, com assistente social ,coordenadora do espaço os psicológicos, suprir as necessidades da população.

Buscam pelos direitos já adquiridos refletir direitos como  educação lazer e de trazer assistencialismo ,envolvendo laços familiares , territorialidade , emancipação.

O vinculo com as famílias permite  criar uma ambiente de segurança .Através do vinculo que as necessidades aparecem.

Considerações do grupo

  Politicas publicas são voltadas a  proteção e prevenção situações de vulnerabilidades.

 Com nossa visita nos compreendemos melhor  nosso conhecimento  sobre cras dentro  do possível eles atuam  da melhor forma.

Ficamos impressionados com  estrutura do lugar ,com varias salas ampla varias atrações de atividades , e organização.

 

Considerações individuais

Relatório Pessoal (Ana Clara) - CRAS VILA BIQUINHAS

  Com a visita ao CRAS - Vila Biquinhas foi possível perceber que o Psicólogo nesta política pública não possui grande atuação clínica, ele utiliza de seus conhecimentos de maneira diferenciada, pois no CRAS não possui salas direcionadas para atendimentos. O psicólogo atua junto com uma equipe multidisciplinar buscando maneiras de fazer e dar melhores condições de vida para os usuários, para que em cada atendimento possa ser atendido segundo as suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com