TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relaçoes Humanas

Monografias: Relaçoes Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Influencia da teoria das Relações Humanas na organização

De acordo com o cenário apresentado por Chiavenato (2001) ,a partir de 1927, Elton Mayo iniciou um a pesquisa com objetivo de estudar a relação entre a iluminação e eficiência dos funcionários da empresa Western Electric Company, em Hawthorne, Estados Unidos.

Essa experiência desenvolveu a Teoria das Relações Humanas baseada numa reação de oposição ao tradicionalismo abordado na Teoria Clássica. Nessa Teoria, o homem e o clima psicológico do trabalho viraram destaque dentro da organização, dento em vista que a importância da satisfação do funcionário gera um aumento da produtividade. Neste momento, a organização deixa de se preocupar somente com a sobrevivência econômica e passa a se preocupar também com os objetivos e satisfação dos seus funcionários.

Além disso, as necessidades psicológicas dos empregados, a organização informal e a rede não convencional de comunicações, passam a ser os fatores principais dos estudos da administração e no lugar da autoridade hierárquica passa a assumir a liderança. Houve uma ênfase também, na integração e no comportamento social dos funcionários, nas formais de recompensas e benefícios não matérias.

Entretanto, o homem ainda não estava livre para pensar, agir e estabelecer seus próprios objetivos, ele era moldado e conduzido pelo grupo.

Apesar de inúmeras criticas pela visão romântica e ingênua do trabalho, a Teoria das Relações Humanas abriu novos horizontes para a administração. Atualmente, não se pode pensar numa empresa sem fazer associações com as pessoas, grupos, interesses e a motivação. O sucesso das organizações bem – sucedidas do mundo todo, depende diretamente das pessoas. Através da abordagem humanística, pode-se reconhecer que o segredo do sucesso esta relacionada com a maneira como essas empresas trata e gerencia seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com