TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: Competências Docentes e a Formação de Professores de Ciências

Por:   •  8/12/2019  •  Resenha  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

                                              [pic 1]

           UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

                  CURSO DE PEDAGOGIA

      JÉSSICA SOUZA TOMAZ

RESENHA CRÍTICA: COMPETÊNCIAS DOCENTES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Trabalho interdisciplinar como critério para de avaliação da disciplina FCH096- Metodologia da pesquisa científica

Docente: Prof. Romari Alejandra M. Montano

ILHÉUS- BA

2019

Resenha Crítica: Competências docentes e a formação de professores de ciências.

O artigo “Competências docentes e a formação de professores de ciências”, escrito por Viviane Briccia, docente na Universidade Estadual de Santa Cruz e Anna M.P.C, licenciada e bacharel em física pela USP, fez seu doutoramento em educação na área de ensino de ciências na Feusp.

 Este trabalho foi realizado com o intuito de analisar práticas e reflexões de um grupo de professoras de uma Escola Municipal de São Paulo, envolvidas em um projeto de formação continuada. Apresentado no IX Congresso Internacional sobre investigacíon en didática de las ciências, o artigo está organizado em seis páginas e é composto por cinco tópicos: objetivos; marco teórico; metodologia; resultados; conclusão.

Em objetivo, eles tratam do objetivo principal do trabalho que é o de analisar na prática e na formação continuada a reflexão de professores generalistas da educação primária, para assim poder avaliar as competências presentes, para trabalharem com uma proposta investigativa de ciências. Foi utilizado como referencial teórico autores que tratam sobre a ideia de competências no campo docente, como também pesquisas de observação e avaliação de competências na prática docente. A metodologia usada na pesquisa teve três meios de estudos, sendo eles: filmagem das discussões docentes no curso de formação; filmagem da prática de uma das docentes e gravação de uma entrevista realizada com a mesma docente. Com isso chegando a alguns indicativos em relação a formação continuada de professores generalistas e as competências necessárias para seu trabalho com ciências, obtendo como resultados o Organizar/Planejar situações de ensino; Dirigir situações de Aprendizagem e Criar um ambiente de Aprendizagem que envolvessem um aluno em seu trabalho; Trabalhar em equipe e Buscar seu desenvolvimento continuo.

Concluindo que a junção e movimentação das várias competências são de extrema importância em relação as dificuldades que envolvem a fazem parte do trabalho docente.

Os autores obtiveram êxito em sua pesquisa tendo coerência em organizar os pontos analisados e em passar para o leitor de forma ampla e coesa os caminhos trilhados para se chegar aos resultados e conclusões.

O artigo foi de suma importância para a compreensão das necessidades de desenvolver conhecimentos sobre a área de ciências, pois para se trabalhar com ciências é necessário entender e obter saberes de métodos e conceitos característicos e essenciais da área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (64.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com