TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica - Livro o Que é ética

Por:   •  29/4/2019  •  Resenha  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO CRÍTICO

Livro: O Que é Ética - Álvaro L. M. Valls - Coleção Primeiros Passos - Nº 177 ISBN 85-11-01177-3 - Ano: 1994 Editora Brasiliense

AUTORIA : ELOINA SANTOS

Alvaro L.M. Valls, nasceu em 1946 em Porto Alegre-RS, é doutor em filosofia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, atua como professor  e pesquisador. É autor do livro O Que é Ética que teve sua primeira tiragem em 1986 e possui inúmeras edições.

No capitulo I, O Problema da Ética, o autor lança a reflexão em torno do conceito de ética quando afirma que ética é algo que todos sabem o que é mas dificilmente conseguem explicar de forma objetiva e fácil. E com base nesse entendimento  ele traz a proposta de falar da ética de modo detalhado partindo de uma reflexão que pode ser científica, filosófica e também teológica, quando se referindo a costumes e ações humanas.

De acordo com Valls, a ética quanto ciência apresenta dois campos teóricos  distintos. Um de analise geral que abarcaria os conceitos de liberdade, consciência, valores e etc. E o outro especifico que seria formado pela ética politica, profissional, familiar e afim. Completa afirmando que: “Tratando de normas de comportamentos, deveria chamar-se de ciência normativa. Tratando de costumes, pareceria uma ciência normativa” (p.07).  Seguindo essa concepção, dar-se a entender que a ética está presente a todo instante na vida do individuo.

Para finalizar esse primeiro capitulo ele questiona essa dinâmica que ocorre com a ética, dado aos comportamentos humanos em sociedade, que sofrem modificações com o passar dos anos, ficando estabelecido que o que é ético  em um dado período histórico pode não ser depois, ou/e o que é ético em uma parte do planeta poderá não ser em outro. Expondo de forma coerente que para entender a ética é preciso conhecer os costumes e valores de uma determinada sociedade, assim como analisar sem anacronismos a ética em suas diversas épocas.

No capítulo II, Ética Grega Antiga, Valls aponta que a discursão em torno do tema não é nada recente e que sua origem se dá desde as civilizações antigas, com os pensamentos filosóficos de Sócrates, Platão e Aristóteles. Com base nos pressupostos teóricos desses filósofos, e também de Kant  no século VXIII, Valls de forma coesão e inteligente passa a contextualizar a sequência do livro com as contribuições desses pensadores a respeito da discursão em torno do conceito de ética.

Conforme menciona o autor, Sócrates é o fundador da moral, que comumente entendemos como sinônimo de ética. Seu pensamento filosófico buscava entender as leis da sociedade grega, respeitando-as, mas procurando refletir de forma racional a validade de tais regras. Assim como Sócrates, Aristóteles também contribui de forma grandiosa para o estudo da ética, ele também a via por um viés racionalista. Uma de suas principais ideia em torno da temática é de que virtudes não são adquiridas rapidamente, mas sim através do uso da razão, ações e hábitos pautados nela.  Já Platão foi o sistematizador dos estudos de Sócrates, para ele a felicidade e o bem era questão central das preocupações éticas, onde a prática da virtude é tida como a coisa mais preciosa e que para ser virtuoso o homem precisa se assemelhar a Deus. As principais virtudes conforme Platão são: Justiça, Prudência ou Sabedoria, Fortaleza ou Valor e temperança.

No capitulo III,  Ética e Religião, Valls contextualiza a influência religiosa sobre as ações humanas, através de suas leis divinas, o que acaba sendo por final regras de conduta moral.  Cita o período medieval como o grande propagador dessa ética pautada na religião. Valls fala que “a religião trouxe, sem dúvida alguma, um grande progresso moral à humanidade” (p.37). O autor salienta que mesmo diante dos seus próprios problemas morais, a religião ainda possui um poder de exaltar no homem o autocontrole a fim de conter ações negativas.

No capitulo IV, Os Ideais Éticos, o autor pontua a forma de pensar em esses ideias no decorrer da história.  Os ideias éticos dos Gregos eram baseados na busca teórica e pratica do Bem, a Era Cristã ideias éticos baseados na religião, no Renascimento e Iluminismo era uma ética pautada na ideia de autonomia individual. Nesse capitulo Valls apresenta um importante questionamento a cerca da conduta humana na era pós-moderna, apontando que a sociedade atual como composta por indivíduos que agem mais por ideias externas sem uma noção interior de moral. Nada é imoral e sim amoral, como pontua o autor. O que nos faz pensar sobre a banalização da reflexão humana diante de sua conduta atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com