TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Personalidade, ideologia e psicopatologia crítica

Por:   •  2/10/2018  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 3

MOREIRA, Virgínea e SLOAN, Tod. Personalidade, ideologia e psicopatologia crítica, São Paulo: Escuta, 2002. Capitulo 12, p. 207-229.

No capítulo doze, da obra Personalidade, ideologia e psicopatologia crítica, os autores abordam o tema psicopatologia e pobreza, onde através de uma linguagem bastante acessível, relatam sobre a relação entre pobreza e adoecimento psíquico.

 À medida que crescem os índices de desigualdade social e pobreza no mundo em que vivemos, cresce também os índices epidemiológicos de desordens emocionais.

No entanto, em nossa sociedade existe a noção de que pobre não tem problema psicológico, seus problemas são vistos como sendo de ordem material, econômica ou física, é raro encontrar serviços de atendimento psicológico que de fato funcionem em hospitais e postos de saúde que atendem a população de baixa renda, quando existe, não há uma estrutura ou mesmo uma sala de atendimento para que os serviços possam ser viabilizados. A privacidade, assim como o espaço individual ainda são, de certa forma, considerados como pertencentes a classe dominante.

Aos poucos esta noção vem sendo substituída pela ideia de que “pobreza é uma doença” cujos sintomas podem ser tratados com remédios, psicofármacos são prescritos para aliviar os sofrimentos psíquicos causados pela situação de pobreza, criando a ilusão de que a dor se foi até surgir novamente a necessidade do próximo comprimido. Desta forma, um problema que é principalmente social e político, é tratado como sintoma psiquiátrico.

Os autores explicam como o aumento da pobreza e da miséria é fruto do sistema capitalista, cada vez mais temos o aumento da desigualdade social e a privação do poder através do consumismo, famílias da classe trabalhadora são simplesmente incapazes de manter certos padrões de vida, sendo excluídos socialmente em um sistema que considera muitas vezes a pobreza como falta de capacidades, que culpa o pobre por ser pobre. Isto traz consequências psicopatológicas aos indivíduos que se encaixam em tal situação, tais como baixo autoestima, depressão, diminuição da satisfação com a própria vida e descontentamento geral.

Em nossa sociedade, crescimento econômico não significa necessariamente desenvolvimento social, as oportunidades de saúde, educação, emprego, não são iguais para todos. Esta é uma realidade que afeta diretamente a saúde mental dos indivíduos, pois se cria uma instabilidade social e econômica que inspira insegurança e instabilidade emocional o que contribui para o surgimento de psicopatologias.

A pobreza muitas vezes traz consigo a pobreza de autoestima, que ocorre de várias formas e é responsável pela depressão, pelos sentimentos de angústia, pela ansiedade e insegurança. Essa pobreza de autoestima pode ser originada de uma cultura onde o pobre é considerado inútil, preguiçoso, improdutivo e acaba assim interiorizando esta opinião opressora, acreditando em sua própria incapacidade. Quando o pobre perde seu valor ele passa a desacreditar em si e no mundo. Atravessa então um processo ainda mais agudo de desinvestimento de poder e cidadania que poderia ser caracterizado como niilismo, que é um estado psicológico caracterizado pela falta de sentido e finalidade da vida. Isto contribui para imobilização do pobre que sente que nada pode ser feito, através do niilismo o ser humano inexiste enquanto projeto, sendo transformado em ”objeto passivo”, portanto um “doente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com