TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica do texto “Ideologia como sistema cultural”

Por:   •  22/5/2017  •  Dissertação  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha critica do texto “Ideologia como sistema cultural”.

Para Geertz, ironicamente o termo ideologia se tornou totalmente ideológico. Hoje ideologia tem um conceito com afirmações, teorias e objetivos integrados que constituem um programa político-social sendo que antes era apenas uma coleção de propostas tipicamente políticas intelectuais e impraticáveis.

Apesar de a ideologia ter inúmeras contribuições no campo cientifico, o autor justifica o que a ideologia estar fazendo entre as ferramentas analíticas de uma ciência social, torna-se a base de uma alegação de objetividade, avançando nas suas interpretações teóricas como visões da realidade social, com isso surgi questões como: Se à absorção de um referente próprio, ideológico, propõe-se a destruição sobre a utilidade cientifica do conceito de ideologia? Pode continuar sendo um conceito analítico, já que propõe uma concepção de idéias fixas na sociedade?

No texto tem como destaque a questão da ação simbólica onde mostra como os símbolos enraizados funcionam com método de analise e forma de apeender conhecimento, além de comunicar realidades sociais, fugindo da ciência, formando padrões socioculturais, igualmente a utilização de metáforas no propósito de fazer analogias.

Clifford trabalha a ideologia como um sistema ordenado de símbolos com traduções distintas em relação aos contextos sociais e psicológicos. Para ele o cientista social analisa o corporificado de símbolos e suas limitações e traduz em forma de textos ordenados, pois sendo ao contrário traria implicações equivocadas e deformadas por preconceitos pessoas parecendo estar criticando o estruturalista que busca explicar de uma forma macro e geral.

As ciências sociais contribuíram para perceber que as ideologias são empregadas através de varias crenças distintas, como por exemplo: A dualista que coloca, nós contra o eles; a alienante quer destruir políticas já estabelecidas; a doutrinaria diz que a verdade política é somente dela e diz não ao dialogo; a totalista diz que seus ideais que ordena a sociedade e a; futurista trabalha com uma visão utópica, com base na analise cientifica.

No texto, tem como destaque duas teorias uma delas é a do interesse que tem como uma base a tradição marxista, que constitui o pensamento intelectual-politico do homem de rua, onde sua raiz de idéias culturais estar na estrutura social voltando para a luta dita de classe, para essa teoria as idéias políticas são armas que busca institucionalizar uma visão própria da realidade buscando reforçar o poder político, trazendo embates como o da “esquerda e direita”.

A outra teoria é a da tensão, já se torna uma forma de analise mais sistemática, entre a relação do eu e o outro, ou seja, nenhum arranjo deve ser bem sucedido com os problemas funcionais que enfrentam, mesmo havendo descontinuidades entres os diferentes setores da sociedade como a economia, comunidade política, família entre os demais.

Na comunidade Indonésia por volta da segunda metade do século XX, o seu processo político estava ligado a símbolos ideológicos, com o intuito de dar um sentido e um propósito á comunidade política. O conceito de governo na Indonésia era tradicional como o dos estados clássicos, hinduizados entre os séculos IV e XV e logo depois de enfraquecidos por ter sido islamizados primeiro e depois passou a aderir o regime colonial holandês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com