TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Artigo PSICOLOGIA CLÍNICA, PSICOTERAPIA E O ESTUDANTE DE PSICOLOGIA

Monografias: Resenha O Artigo PSICOLOGIA CLÍNICA, PSICOTERAPIA E O ESTUDANTE DE PSICOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  1.447 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo PSICOLOGIA CLÍNICA, PSICOTERAPIA E O ESTUDANTE DE PSICOLOGIA , das autoras: Cláudia Hyala Mansilha, Grupe Meira e Maria Lúcia Tiellet Nunes, tem por objetivo revisar a bibliografia sobre o estudante de Psicologia e seus interesses pela Psicologia Clínica e pela psicoterapia. Com uma revisão da literatura as autoras destacam a perpoectiva de Magalhães, Straliotto, Keller e Gomes (2001): “o atendimento clínico em consultório é a atuação profissional desejada pelos alunos que iniciam o curso de Psicologia e, também, pelos profissionais jáformados que buscam uma nova área de atuação.”.

Por outro lado, Carvalho e Kavano (1982) asseveram que: “ O que fascina os psicólogos na área clínica é a possibilidade de penetrarem no outro, conhecê-lo, estabelecendo com ele um certo tipo de relação” (p.11). As autoras destacam também que há uma valorização do psicólogo como um profissional liberal e autônomo.

Do ponto de vista histórico o perfil de atuação dos psicólogos na cidade de São Paulo, na década de 80, demonstrava a área clínica como a mais concorrida.

E segundo (Branco, 1998) alguns dados demonstram que o psicólogo, quando não trabalha em consultório, tem dificuldade em definir sua identidade profissional.

Ferreira Neto (2004) pontua que os motivos que levam à escolha da profissão, aponta a clínica como sendo o que indica maior preferência, e isto devido ao fato de existir uma identificação entre a Psicologia e a clínica, face ao modelo do profissional liberal, com atuação privada.

Outro aspecto relevante é que muitas vezes na área da psicologia escolar alguns psicólogos utilizam características essencialmente clínicas, com o enfoque clínico terapêutico, com foco no diagnóstico e no indivíduo e não na relação ensino/aprendizagem. Como é pontuado por Toresan (1999, segundo Campos, Largura

& Jankovic, 1999).

As autoras seguem e apontam que o interesse pela psicologia clínica muitas vezes é estimulado por professores, que muitas vezes exercem um encantamento sobre os alunos.

Franco (2001) diz que, durante a formação acadêmica, o aluno de Psicologia poderá viver momentos de ansiedade pela carga emocional desencadeada pelo próprio curso.

Tomando por base a visão do aluno, tem-se otrabalho de Yamaguchi (1996) em que ela retrata sua experiência como estagiária de Psicologia Clínica, e fala da importância da Psicoterapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com