TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas De Pscologia

Artigo: Respostas De Pscologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  2.401 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas de Psicologia, Livro “PSICOLOGIAS UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PSCOLOGIA” - CAP. 3, Exercícios 1 ao 12.

1. QUEM É O FUNDADOR DO BEHAVIORISMO E QUAIS AS DIFERENTES DENOMINAÇÕES DESSA TENDÊNCIA TEÓRICA?

R.: Temos como fundador Sr. John Broadus Watsom e suas diferentes denominações para o Behaviorismo, que é o estudo do comportamento:

• Comportamentalismo

• Teoria Comportamental

• Analise Experimental do Comportamento

• Analise do Comportamento.

2. PARA OS BEHAVIORISTAS, QUAL É O OBJETO DA PSICOLOGIA E COMO É CARACTERIZADO?

R.: Objeto para o Behavioristas é o comportamento do individuo, dessa maneira se analisa ambiente-sujeito, e suas respectivas rações voluntarias ou não(ações do próprio corpo expostas a determinada situação, como citado no livro, quando a íris se retrai quando há enorme quantidade de luz) a determinadas situações impostas(no ambiente) os mesmo, o que significa que pode ser que algo(o comportamento), reproduzido de “N” maneiras diferentes para cada um em cada ambiente.

3. COMO O HOMEM É ESTUDADO PELO BEHAVIORISMO?

R.: O mesmo começa a ser estudo a partir da sua interação com o ambiente, pois é o ambiente quem “determinar” as ações comportamentais que este vai gerar, sendo assim uma consequência do mesmo, não sendo algo isolado, e sim produto e produtor.

4. QUAL O MAIS IMPORTANTE TEÓRICO DO BEHAVIORISMO?

R.: Segundo o livro e professores em aulas de estudo do caso, é o Sr. B. F. Skinner, o qual é considerado o pioneiro em psicologia experimental e idealizador do Behaviorismo Radical, levando em conta também seus estudos de comportamento verbal, humano e a aprendizagem.

5. O QUE É COMPORTAMENTO REFLEXO OU RESPONDENTE? DÊ EXEMPLOS.

R.: É o “não voluntário”, como já havia citado na questão 2, temos o exemplo quando há contração da íris sob luz forte, ou o arrepio quando experimentamos algo azedo ou mesmo quando sentimos frio.

6. COMO O COMPORTAMENTO RESPONDENTE PODE SER CONDICIONADO? DÊ EXEMPLO.

R.: Podemos usar a ideia do filosofo russo, Ivan Pavlov, a obtenção do comportamento respondente é condicionado como sendo formado por estímulos pareados que têm certa resposta, ou seja, é um tipo de interação em que a resposta é emanada imediatamente após a apresentação do estímulo.

Exemplo do próprio capítulo é no exemplo da mão, “uma pessoa mergulha a mão várias vezes numa vasilha com água gelada tendo intervalos de 3 a 4 minutos e antes de imergir soam uma campainha. Mais ou menos pelo vigésimo som da campainha ocorrerá a mudança de temperatura sem a necessidade de imergir a mão na água gelada”.

7. O QUE É COMPORTAMENTO OPERANTE? DÊ EXEMPLOS.

R.: Podemos dizer que é o contrário do respondente, o Operante é algo voluntário; ação de músculos que estão sob controle espontâneo e controlado pelas suas consequências. “O condicionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com