TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre psicologia jurídica

Ensaio: Respostas a perguntas sobre psicologia jurídica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Ensaio  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 4

01 – Qual é a importância da Psicanálise para o Direito?

A importância da psicanálise para o direito e proporcionar uma análise, contextual e criminal do comportamento delituoso e dessa forma auxiliar o Juiz a melhor julgar crimes cometidos contra a sociedade.

02 – O que é função materna e função paterna e como ambos os conceitos, quando aplicados, podem contribuir para que indivíduos gozem de um psiquismo saudável?

A função materna caracteriza para o bebê a possibilidade de um amor e proteção constante e sem fim. Quando olhado amorosamente, sente-se seguro para fechar os olhos e dormir, por exemplo. A mãe ao amamentar, embalar e cantar deixa impressões eternas dos afetos que são transmitidos nestes momentos. A mãe tenta satisfazer a criança, e a satisfaz, primeiro com o biológico, pela amamentação, pelo alimento necessário, mas o faz, sem perceber, também, pelos seus afetos, seus desejos, seus sintomas, que se estendem ao filho para serem simbolizados. Nesta simbolização a criança pode apreender o fato crucial para sua existência: a ter sido ou não uma criança desejada.

O pai, enquanto promove o suporte emocional para que a mãe possa cumprir suas funções, também diz os primeiros nãos, no sentido de apontar à mãe e ao bebê que eles não poderão viver eternamente uma relação fundida, mostrando que existem outras pessoas para se relacionarem. Fazendo esta separação, a mãe pode assumir seus outros papéis (esposa, filha, profissional, amiga, entre outros), tão importantes para sua identidade de mulher, e a criança, podendo ser cuidada por terceiros, vai ampliando seus horizontes diante do mundo. Ao intervir, o pai coloca limite e permite a inserção social da criança; cria espaço para o desenvolvimento da identidade do filho enquanto ser único (separado da mãe), fomentando, por si só, a diferença, entre sexo, pessoas e papéis sociais.

O vínculo afetivo materno e paterno é fundamental para garantir ao sujeito um desempenho satisfatório nas relações sociais e uma estrutura psíquica saudável, pois oferece a segurança necessária para a estabilidade psicológica e o equilíbrio emocional dos filhos. Em contrapartida, quando há ausência dos cuidados maternos, não é oferecida a essa criança a proteção adequada para o seu desenvolvimento, logo, o desamparo ocasionado pela privação da genitora gera instabilidade emocional, insegurança e o sofrimento futuro desses indivíduos que buscará algumas estratégias para compensar essa carência. Nesse sentido, impõe-se uma questão fundamental, qual seja, a privação do vínculo afetivo materno pode contribuir para o ato infracional do adolescente

03 – O que, em psicologia jurídica, é compreendido por introjeção de normas sociais? Justifique sua resposta.

04 – Qual a importância da família na constituição da personalidade infantil?

A qualidade das relações entre pais e filhos exerce uma influência determinante na formação psicológica destes. A partir dos primeiros meses de vida, os pais e responsáveis pela criação e educação das crianças devem dedicar toda a atenção ao desenvolvimento de sua autoestima. É imprescindível oferecer muito afeto e carinho, estimular, elogiar, motivar, para que as crianças construam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com