TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Causas Da Depressão

Casos: Resumo Causas Da Depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Causas da depressão

Principais Causas:

• Tendência Genética

• Causas físicas

• Psicodinâmicas

Existem diversas teorias para o aparecimento da depressão e existem muitas dúvidas a respeito de sua origem. É apontada como uma doença multifactorial, com várias causas envolvidas no seu aparecimento.Há teorias e estudos que apontam uma tendência genética para seu aparecimento, estudos feitos com gêmeos monozigóticos apontam essa tendência. Mas não deixa claro como é feita esta transmissão. Também são muito importantes as causas físicas, tais como, desiquilíbrio hormonal, certas patologias e também alguns medicamentos que tem efeitos colaterais como depressões secundárias.

As causas psicodinâmicas englobam as relações dos doentes com a família e a vida escolar ao longo de seu desenvolvimento.Fatores sociais, tais como a vulnerabilidade das classes sociais baixas, as relações interpessoais, o desemprego, a perda de um familiar ou um acontecimento traumático também são possíveis origens da depressão.

O estudo das causas deu um grande conhecimento de alterações morfológicas e do funcionamento do cérebro do doente deprimido. Estes desequilíbrios estão na base do tratamento com remédios antidepressivos. As principais moléculas em falta no cérebro depressivo são os seguintes neurotransmissores: noradrenalina, serotonina e dopamina. A falta da comunicação destes neurotransmissores com as principais células nervosas - os neurônios-causa a depressão.

A noradrenalina é liberada por nossos neurônios ela influencia nosso humor, felicidade, prazer, entusiasmo, autoconfiança e o estado de confiança. A serotonina também interfere com alguns sintomas emocionais como a agressividade e impulsividade, pode também influenciar o apetite, comportamento sexual e dor.

Em quantidades normais nas ligações dos neurônios, não é sentido qualquer tipo de sintoma de depressão, seja físico ou emocional. Mas na pessoa deprimida não há quantidade suficiente de noradrenalina e serotonina na ligação entre os neurônios.

O tratamento com antidepressivos, conforme prescrição médica aumenta a quantidade de noradrenalina e serotonina para que se obtenham níveis normais.

Conclusão pessoal

A partir das informações fornecidas pelo texto, pude concluir que as causas da depressão podem ser diversas.

Na minha opinião a maior causa da depressão nos dias de hoje é essa vida agitada das grandes cidades, a violência desenfreada, relacionamentos mal sucedidos, etc.

A vida nos cobra tanto que muitas vezes acabamos de zelar por nós mesmos, caímos na rotina, passamos por situações de muito estresse e acabamos por "explodir”, desencadeando uma depressão, que por muitas vezes tem levado pessoas a buscarem tratamento psicológico e (ou) psiquiátrico.

A depressão já é declarada como a doença do século, e com esse diagnóstico, os profissionais da área tende a pesquisar e estudar cada vez mais soluções para prevenção e o tratamento da depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com