TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Curto Sobre Uma Parte dos Pensamentos de Freud

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Descoberta da sexualidade infantil Nas pesquisas de Freud ele descobriu que a maioria dos pensamentos reprimidos referia-se a conflitos de ordem sexual da infância. Tais descobertas trouxeram a sexualidade como um 'centro' da vida psíquica, e um dos seus postulados é a existencia da sexualidade infantil.

Afirmação forte, pois na época a infância era considerada inocente. Descobertas principais: Função sexual existe desde o princípio da vida, logo após o nascimento. Período de sexualidade é longo e complexo até se tornar adulto e une a busca pelo prazer com a busca pela reprodução. Nas palavras de Freud a libido é "a energia dos instintos sexuais e só deles". A função sexual nos primeiros tempos de vida é ligada à sobrevivência, possuindo a fase oral (zona de erotização é a boca), fase anal(a zona é o anus), fase fálica(a zona é o órgão sexual). Mas isso do próprio corpo!

Na puberdade surge a última fase, a fase genital, quando o objeto de desejo não é o próprio corpo, mas outro indivíduo.

Durante essas fases existe algo importante, chamado complexo de Édipo. Ocorre durante os 3 a 5 anos. No complexo de Édipo a mãe é o objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto. Ele busca então se tornar o pai para ter a mão, escolhendo-o como modelo comportamental.

O conceito também é construído para o sexo feminino, invertendo as figuras de desejo e identificação. Freud o caracteriza como Édipo feminino, mas alguns autores o chamam de Complexo de Electra.

Também são construídos outros conceitos completamente necessários para a compreensão da teoria de Freud. Como o conceito de realidade psíquica. Inicialmente Freud entendia que tudo o relatado pelo seus pacientes havia realmente ocorrido, porém percebeu posteriormente que também podiam ser relatos de imaginações dos seus pacientes.

O funcionamento psíquico possui 3 pontos de vista: Economico, tópico e dinâmico. Compreender os processos psíquicos é considerar os 3 pontos de vista simultaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com