TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Parte do Livro Raízes da Psicologia

Por:   •  20/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Faculdade de Ciências Sociais  - ICS

Disciplina: Psicologia Social

Professor: PROF. DR. CRISTOVAO FELIX GARCIA DA SILVA

DISCENTE (O): RAFAEL GONZAGA DE FREITAS

Nº de matrícula:: 21112780

Tarefa complementar sobre o livro Farr, R. M. (2013). As Raízes da Psicologia Social Moderna.

A leitura desta parte do livro referido nos mostra a origem, os conflitos, referente a metodologias da disciplina Psicologia Social, o autor nos leva desde à origem da disciplina e os reflexos que desta revolução ao cotidiano e tempo atual.

A primeira guerra  proporcionou  um  impulso  para  os  testes  psicométricos,  já  a  segunda

impulsionou a  Psicologia social.  Nesse  momento  surgiram  pesquisas:  levantamentos  sociais  sobre  a adequação de soldados à vida do exército, participação do combate e suas conseqüências. Trabalhos  em  geral  em  parceria  da  Psicologia  e  Sociologia,  às  vezes  também  com  a

Antropologia.  Foram vários programas  interdisciplinares  que  não  existem  mais,  foram desdobrados de acordo com as linhas das disciplinas.

 O psicólogo inglês, que se propõe a cumprir neste momento do livro, As Raízes da Psicologia Social Moderna, um papel importante: mostrar quem são os "pais teóricos e epistemológicos" da psicologia social moderna. Os embates entre a Psicologia social e a Sociologia, nos narra como anterior a segunda guerra, a Sociologia era a Ciência usada para estudos de comportamento e parâmetros psíquicos dos estudados, principalmente nas principais escolas mundiais principalmente as européias. A Psicologia Social tem suas raízes na Europa, as flores são essencialmente americana, foi nesta última onde esta se desenvolveu e posteriormente exportada para outras partes do mundo esse fenômeno se dá no período da . Uma das preocupações do autor é mostrar as diferenças entre Sociologia e Psicologia Social, tendo como fio condutor as teorias de Émile Durkheim que faz a distinção radical da Sociologia da Psicologia Social. Os psicólogos sociais americanos eram teóricos cognitivistas em uma época em que isso não era moda, pois o behaviorismo estava no auge. Os americanos desenvolveram uma forma psicológica e não sociológica da psicologia social.O positivismo desempenhou um papel central no surgimento da Psicologia Social como ciência. Noto também em pesquisas que o psicólogo  estadunidense Gordon Allport, denomina como o pai da Psicologia Social o filosofo francês Auguste Comte.

               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com