TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo " Disciplina é Liberdade"

Ensaios: Resumo " Disciplina é Liberdade". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina é Liberdade

Quando vemos essa frase podemos interpretá-la como uma frase contraditória, isso acontece com várias pessoas. A liberdade nesse caso está relacionada com nossas escolhas, prioridades e nossas decisões tomadas. A partir daí a disciplina entra com o papel de limitar-nos conforme determinados tipos de regras, padrões ou práticas que estabelecemos a nós mesmos.

A ética, que são valores e princípios que fundamentam nossas escolhas é muito importante para que com nossas decisões tenham resultados satisfatórios. Na verdade, tudo que influência em nossas decisões e sentimentos está ligada aos valores que aprendemos ao longo do tempo. Então a ética, a consciência moral consolida nossas ações e assim formulamos atos e pensamos e agimos da maneira que achamos certo, diferenciando – nos uns dos outros. Em alguns artigos relata que a maioria das pessoas quando fala em disciplina relaciona a um ato de “prisão”, ou seja, ser privado de algo. Mas a disciplina possui um sentido mais além do que imaginamos, pois ela está ligada a partir do momento que organizamos nosso tempo e assim estabelecemos metas para que nossos objetivos sejam alcançados.

À medida que determinamos regras em nossa vida, em nosso cotidiano para algum fim, estamos praticando a autodisciplina. Isso faz com que ocupemos nosso tempo de forma adequada. E quando fazemos essas escolhas consequentemente abdicamos de alguns gostos para poder atingir nosso objetivo. A disciplina envolve nossos desejos e necessidades que nos motiva a determinar nossas ações. Consequentemente quando fazemos escolhas em nossas vidas, estamos eliminando a possibilidade de tornar-nos dependentes de algo ou alguém. Dessa maneira nos tornamos pessoas livres e responsáveis por nossos atos. Mas nem todas pessoas possuem naturalmente a autodisciplina, algumas precisam praticar e ter paciência para que consiga cumprir com suas obrigações que por sua vez é imposta por nós mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com