TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DOS CAPITULOS DA DISCIPLINA DPP

Pesquisas Acadêmicas: RESUMO DOS CAPITULOS DA DISCIPLINA DPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO DOS CAPÍTULOS DA DISCIPLINA “DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL”

• CAPÍTULO 1:

Sabemos que o mundo está em constante mudança e evolução, haja vista o desenvolvimento tecnológico e científico, bem como as condições humanas de sobrevivência e de novas posturas, que temos de assumir diante das mudanças.

Cada indivíduo cria a própria visão de mundo, baseada em sua percepção do cotidiano e daquilo que mais o afeta.

Não há como julgar ou categorizar as visões de mundo em certas ou erradas, porém, é bem provável que, quanto maior a cultura e o conhecimento do indivíduo, mais abrangente e clara se torna essa visão.

A dualidade diz respeito a separar as coisas em opostos, por exemplo, em bem e mal, justo e injusto, certo e errado. Mas sabemos que as coisas podem ser os dois opostos ao mesmo tempo.

Na era pós-industrial, as necessidades estão mais focadas, na convivência, na estética, na competição e na auto-realização.

Um novo tipo de ser humano emerge, um ser que precisa ser versátil e rápido o suficiente para gerenciar o volume de informações a que está exposto em função da tecnologia e buscar soluções para os desafios que lhe são colocados diariamente.

Estamos vivendo a transição da sociedade do conhecimento para a sociedade da consciência, o que faz emergir uma nova visão de mundo.

Dentre os temas que são importantes no mundo contemporâneo, destacam-se: educação, diversidade cultural, sustentabilidade, ética e cidadania e espiritualidade.

Para uma mudança significativa, é necessário que a educação esteja fundamentada em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

A diversidade pode ser percebida em diferentes aspectos: somos diferentes uns dos outros, de maneira particular, pela personalidade e percepção. Também somos diferentes, de maneira coletiva, por pertencermos a determinado grupo, comunidade ou nação, que possui características culturais (costumes e idioma) diversas de outros grupos.

No momento atual, em que as barreiras geográficas, de comunicação e de troca entre os povos vêm diminuindo, torna-se de inegável importância reconhecer que as diferenças existem, devem ser respeitadas e valorizadas, e, indo um pouco além, devemos perceber a possibilidade de aprender com elas.

Ser responsável socialmente significa respeitar as pessoas com sua diversidade, aceitando-as como semelhantes.

Se pensarmos que todas as nossas ações produzem uma consequência no ambiente, fica fácil entender que somos responsáveis por elas.

Os estudos sobre as pessoas no ambiente de trabalho ocupam-se cada vez mais em buscar formas de construir um ambiente com profissionais competentes, motivados e equilibrados espiritualmente.

A espiritualidade diz respeito à conduta das pessoas no caminho do bem e da prosperidade com ética. Trata-se de uma forma de ampliar e aperfeiçoar a visão de mundo.

• CAPÍTULO 2:

A forma de cada indivíduo estar no mundo e percebê-lo, de relacionar-se, de aprender, de fazer coisas, é marcada, por sua identidade.

O ser humano é um indivíduo constituído pela interação de processos que são biológicos, psicológicos e sociais.

Identidade é aquilo que diferencia uma pessoa da outra e ao mesmo tempo as torna iguais.

O ser humano é constituído de várias esferas indissociáveis.

A empresa é apenas um dos ambientes nos quais o SER humano ESTÁ inserido e desempenha seus papéis.

Somos seres conscientes, relacionais, de aprendizagem e de unicidade.

A motivação é a necessidade humana de dar sentido à vida individual e coletiva, de modo a alcançar metas.

Situações de tensão e conflito ajudam no desenvolvimento.

Somos seres que precisam de certa organização na vida.

É importante haver uma intersecção entre valores pessoais e valores e ética praticados pela empresa em que atua.

Auto-eficácia: julgamento que fazemos a respeito da nossa própria capacidade de manifestar um comportamento de êxito em determinada situação.

Precisamos ter um projeto de vida para dar sentido a ela, para buscar realizações e sucesso nas suas diversas esferas.

Em qualquer projeto é imprescindível estabelecermos objetivos, metas, caminhos a seguir a curto, médio e longo prazos, e a isso chamamos de plano de ação.

A vida é um período de existência humana, impulsionada por uma força e direcionada por tomadas de decisão.

O projeto de vida deve ser elaborado passo a passo e colocado no papel. Depende de decidir o que é melhor para si e como chegar lá, respondendo a perguntas fundamentais.

• CAPÍTULO 3:

O trabalho evoluiu concomitantemente com as revoluções sociais pelas quais o homem, como o conhecemos, vem passando nos últimos nove mil anos.

A primeira revolução tecnocientífica foi marcada pela produção em larga escala, por meio do aprimoramento das técnicas de agricultura, gerando excedentes, permitindo que outros indivíduos migrassem da atividade de manuseio da terra e criação de animais para atividades artesanais.

A segunda revolução tecnocientífica foi marcada pela aceleração do desenvolvimento dos meios de produção de bens, em que o invento de novas máquinas movidas a vapor e a descoberta da energia elétrica permitiu a substituição da força bruta por meios mais eficientes.

O emprego pressupõe uma relação entre dois ou mais indivíduos, em que um organiza as ações e o outro executa.

O trabalho formal como conhecemos atualmente (relação empregado e empregador, com carteira de trabalho e direitos trabalhistas resguardados) sofrerá grandes mudanças.

Empregabilidade é a capacidade do indivíduo de conseguir novas oportunidades de emprego, manter-se empregado e também de conseguir promoções por meio de seus conhecimentos, habilidades e comportamentos.

Essencialmente, empresariedade é a capacidade que uma empresa tem para reter seus talentos.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com