TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre MOVIMENTO NOVO PENSAMENTO OU CURA PELA MENTE E CIÊNCIA CRISTÃ

Ensaios: Resumo Sobre MOVIMENTO NOVO PENSAMENTO OU CURA PELA MENTE E CIÊNCIA CRISTÃ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  2.018 Visualizações

Página 1 de 2

MOVIMENTO NOVO PENSAMENTO OU CURA PELA MENTE

Com origem na Inglaterra em meados do século XIX, o Movimento “Cura pela Mente” ou Movimento “Novo Pensamento”, foi criado por Pheneas Parkurst Quimby (1802-66) praticante do Mesmerismo por mais de uma década, antes de criar sua própria teoria e método de cura pela mente.

Quimby acreditava que muitas doenças tinham causas inteiramente mentais e outras doenças eram exacerbadas por condição da mente, e que a cura dependia dos poderes mentais do indivíduo e não das práticas médicas. Uma vez aprendido o “pensamento correto”, as pessoas seriam totalmente capazes de curar-se. Quimby era crítico a respeito dos médicos, alegando que eles, frequentemente, causavam danos aos seus pacientes, induzindo pensamentos negativos que impediam ou adiavam sua recuperação. Sua filosofia de cura pela mente se propagou entre milhares de praticantes.

CIÊNCIA CRISTÃ

Mary Baker Eddy estava entre os primeiros discípulos de Quimby e após ser curada por ele de uma saúde cronicamente frágil, fundou em 1879, a “Igreja de Cristo, a Cientista” hoje conhecida como Ciência Cristã com sede em Boston.

Entre os clientes para terapia pela mente estava o famoso psicólogo e filósofo William James, que tinha interesse na técnica para tratamento dos fenômenos psíquicos e no espiritismo, seu envolvimento na época foi trouxe constrangimento para os colegas da nova ciência da psicologia.

Em 1880 quando a ciência da Psicologia chegou à América do Norte para ocupar seus novos laboratórios, viu-se em conflito com essa psicologia popular dos frenologistas, fisiognomonistas, mesmeristas, espiritualistas e curandeiros mentais.

A nova psicologia teve que trabalhar pela sua respeitabilidade científica, procurando fazer parte do clube das ciências mais antigas, já estabelecidas. As psicologias pseudocientíficas representavam nesse contexto um inimigo truculento, e tinha oposição até no meio acadêmico, dos departamentos de Filosofia das universidades que deveriam abrigar os novos psicólogos. Esses oponentes eram chamados de Filósofos Mentais.

Em 1900, o Movimento Cura Pela Mente perde a força, mas a cura mental continua sendo praticada nas religiões organizadas como Ciência Cristã, em casas particulares ou clínicas. A Cura pela mente foi importante no desenvolvimento da Psicoterapia no século XX, no Movimento Emannuel que combinava medicina, religião e psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com