TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre O Livro Ensaio Sobre A Cegueira

Trabalho Escolar: Resumo Sobre O Livro Ensaio Sobre A Cegueira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  1.214 Visualizações

Página 1 de 2

O livro foi publicado em 1995, pelo escritor português José Saramago. Ele relata uma longa tortura, são 300 páginas de muito sofrimento.

A história começa quando um homem estava em sua rotina normal, quando de repente tudo se apagou e ele se via totalmente cego, para desespero o mesmo estva sozinho e sem saber o que fazer e para onde correr. Foi quando um homem se aproximou e ajudou-lhe, mas ele agiu de má fé, pois o roubou.

A cegueira foi se alastrando rapidamente como uma epidemia. Para as autoridades isso era terrível, pois a cidade estava se transformando num caos total, ou seja a cidade estava se destruindo. Foi então que decidiram colocar os “ doentes” em uma quarentena, isolando-os do resto do mundo. Mesmo tomando essa decisão a epidemia não parou por ai. Foi então que uma mulher, esposa de um médico também contagiado, resolveu fingir que estava cega e ir com ele e os demais para a quarentena.

Neste lugar ela cuidou de todos que ali estavam, mas chegou uma hora que tudo isso ficou insustentável, pois os mesmos pareciam primitivos, porque aquele lugar se transformou num verdadeiro hospício e sendo assim aquela situação estava insustentável para ela, pois só ela enxergava e sentia o que verdadeiramente estava acontecendo ali, para ela aquele ambiente era um cenário de horror, pois até por comida eles começaram a brigar.

Ao conseguir se livrar daquele lugar horrível, ela que enxergava, se deparou com um cenário de horror, de destruição, pois a cidade estava todo infectada e as pessoas que ali estavam passaram a viver como nômades sem rumo algum.

O mesmo acaba quando o primeiro a ser infectado volta a enxergar trazendo aos outros que ali estavam próximos uma esperança de renascer, ou seja, voltar a enxergar.

A obra nos traz um pensamento do que somos capazes de fazer para sobreviver e até aonde podemos ir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com