TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Trabalho E Inserção

Casos: Resumo Sobre Trabalho E Inserção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho é considerado como a mais importante categoria social, porém ele tem passado por muitas transformações, e essas transformações geram impactos tanto psicológicos quanto sociais, já que em muitas sociedades ele possibilita aos indivíduos o estabelecimento de relações sociais. Por isso é de suma relevância o desenvolvimento de intervenções e de apoio psicológico àqueles que perderam seus empregos.

Na década de 1980, o mundo do trabalho passou por grandes transformações na estruturação do processo produtivo e na forma da representação sindical e política. Isso tudo mudou consideravelmente a subjetividade de toda a classe trabalhadora. A forma de gestão do trabalho acompanhou as mudanças. Com o paradigma de gestão do trabalho e do emprego trouxe a tona questões como, desemprego, terceirização, precariedade e também flexibilidade; e isso gerou impacto social e psicológico, trazendo diversas formas de insegurança. Diante de tudo que o trabalho significa para o sujeito é que se considera relevante à atuação junto a trabalhadores desempregados oferecendo-lhes serviços de assistência que permita a elaboração da vivencia psicológica da demissão ou da deterioração das relações decorrentes das mudanças ocorridas. Bem como discutir alternativas para o desemprego.

MÉTODO

A realização de encontros semanais com desempregados. Nestas reuniões coordenadas por alunos de psicologia que podem executar dinâmicas de grupo, relatos de vivências individuais, discussões sobre as mudanças no universo do trabalho, impactos do desemprego, requalificação, escolha de profissões e também preparação para a busca de emprego no mercado atual, podendo ser trabalhadas as questões subjetivas por meio das dinâmicas de grupo onde podem ser dadas aulas teóricas, como apresentação em entrevistas, elaboração de currículo etc.

OBJETIVOS

Essas reuniões seriam de fundamental importância na promoção da redução de fatores de stress, ansiedade, medo e sofrimentos relacionados ao atual contexto do trabalho; possibilitando melhoras na qualidade de vida e na saúde mental dos trabalhadores, permitindo assim estruturação frente às atuais exigências do sistema de trabalho aumentando também a autoestima para que isso contribua na reinserção no mercado. Seria também de muita importância a realização de parcerias com coordenadores de outros projetos para desempregados para que sejam aumentadas as possibilidades de reinserção.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »