TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro Psicologia na Infancia

Por:   •  20/9/2016  •  Resenha  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 8

   O capitulo um começa destacando a importância que o psicólogo precisar ter em relação ao conhecimento do processo da fecundação e o crescimento da criança no útero materno, pois é nessa fase que começam a existir muitos problemas e transtornos de personalidade.
Sontag em 1941 sugeriu por um ponto de vista emocional, que observasse substancias químicas que aparecem no sangue materno durante o estresse emocional onde transmitem para o feto, gerando alguns efeitos adversos. Em uma visão mais atualizada e complexa temos influencias dos estados emocionais da mãe durante a gestação como:
1) Idade da mãe: Em mães mais jovens ocorrem mais deformidades porque o aparelho reprodutor ainda esta em formação (mulheres menos de 20 anos) ou mais idosas (mais de 35 anos).
2) Drogas :As drogas quando ingeridas no estagio de formação, podem provocar deformações físicas e mentais,conforme a quantidade ingerida e a etapa da gravidez.Cigarros e bebidas alcoólicas são drogas que não devem ser utilizadas na gestação, pesquisas já confirmaram as anormalidades que ocorreram pelo fato da negligencia da mãe.
3)Radiações : Raios X em excesso tem um grande risco de provocar deformações no cérebro do feto.
4)Doenças Infecciosas :Algumas doenças que podem causar abortos são sífilis,rubéola e caxumba, e quando o feto sobrevive tem a causa de má-formação ou anormalidades físicas (cegueira,surdez,deformidades nos membros e mentais).
5) Fator Rh: Ocorre quando a mãe e o feto não tem a mesma incompatibilidade entre os tipos sanguíneos, gerando obortos,morte logo após o nascimento ou ate mesmo paralisias parciais e deficiências mentais.
6)Dieta: Um acompanhamento com o medico nutricional é de extrema importância para que nenhum dos alimentos importantes falte para o feto, assim pode ocasionar certas doenças e atraso no desenvolvimento físico e mental da criança.
 A importância do acompanhamento com médicos de cada especialidade é de extrema importância para que na hora do parto prevaleça a tranquilidade pela mãe e assim gerando melhor conforto para o feto, no parto recebe a assistência de obstétrica de forma mecânica e impessoal, assim é recebida por um medico que á examina e prescreve remédios e vitaminas para a gestante e não levando em consideração na maioria das vezes seus sentimentos de medo e ansiedade.O parto é realizado em um ambiente hospitalar eu traz benefícios a saúde pela sua assepsia, pode produzir efeitos emocionais os quais podemos denominar  ´´esterilização emocional´´.A maneira como começa dores e contrações do parto de uma forma dolorida, e o acompanhamento por enfermeiros e outras pessoas que ela nunca viu, sem poder tomar qualquer decisão gera desconforto.
 A inibição do comportamento materno natural ocorre pelo fato desconfortável que a gestante passa na hora do parto, sua posição e o corte faz com que a inquietação  durante a amamentação seja visível,prejudicando o casal ate no seu ato sexual depois do parto, dificultando a nova situação familiar.
 Pesquisas feitas,afirmam que o nas primeiras semanas após o nascimento da criança é de extrema importância para o período de reconhecimento entre mãe e filho, cada um podendo explorar o outro,conhecendo-se.O que seria o ideal um ambiente de extrema afetividade para que a criança comece a se adaptar no exato instante que sai da mãe,tendo um contato continuo nas primeiras horas.

Constatou que o período pós parto é muito delicado tanto para a mãe e para o bebê, podendo determinar a qualidade da ligação afetiva.

   A psicanalista Rachel Soifer,fala que existe varias etapas que a gestante passa, de quando cada mulher sonha em ter mãe, ate a hora do parto ou aquelas mulheres que infelizmente são pegas de ´´supresas´´.Soifer analisou que a gestante passa pelo desejo de ter a criança, onde começa a aceitação da mãe,porem tem a rejeição, em que a gestante tem o medo de algo de ruim aconteça.Para ela,os genitais possuem estreita correlação com os processos psíquicos,e quando os padrões de não aceitação da concepção predominam estabelecem vários processos psicanalíticos que impedem a concepção.
 Os principais sintomas mais frequentes nas gestantes é a hipersonia e regressão,isso ocorre quando a mãe entra em contato com a criança de forma carinhosa,seus comportamentos são mais corporais do que verbais, ela sente o prazer de manusear a criança e limpá-la , assim percebemos que a mãe de certa forma de infantilizou, mas que de certa forma é um processo de identificação com os dois.
 O tema dos sonhos, á outra característica refrente nas gestantes, elas trazem uma relação simbólica e muito clara,povoa seus sonhos de filhotes de animais e crianças.Sonham com objetos continentes,por exemplo,interior de casas,carteiras,bolsas e entre outros,em que há coisas dentro, esses objetos tem  representação do corpo da mãe, com finalidade de abrigar outros em seu interior.
 As estruturas psíquicas do pai e da mãe já reservam ara a criança um lugar determinado,os problemas que a família gera, se não são resolvidos, serão ajustados durante a gestação e terão importância nas expectativas geradas pela criança.
 Quando a criança nasce, ela não tem nenhuma auto influencia sobre si, precisa de ajuda para se desenvolver, onde crescera com amor e fantasias positivas pelo pai e a mãe,mas também ela vai sofrer com as crises decorrentes do lugar persecutório que ocupa nas fantasias parietais.Concluíssem  que só podemos compreender a patologia infantil se tivermos a compreensão das fantasias familiares ligadas á criança, e para completar  uma psicoterapia infantil terá resultados satisfatórios, para que os problemas do casal possam ser supridos.
 O capitulo dois aborda que Freud descobre que há em todo neurótico,perturbações da genitalidade, isso leva a concluir um padrão de sexualidade adulto.Nesse padrão da sexualidade que o homem se mostra capaz de amar e trabalhar,podendo amar em um sentido amplo que envolve os prazeres das atividades sexuais quanto os da constituição familiar, e o trabalho implica os derivativos da sexualidade, eternizar sua permanência no mundo,tal qual faz na constituição da geração seguinte.
 Esses padrões eram estudados nos neuróticos,e Freud passa a observar que a sexualidade não partia do nada para brotar espontaneamente do adulto.Freud começa a descobrir que na infância as fantasias sexuais já se manifestam, em torno do grupo familiar,em que a configuração do triangulo edípico propiciava a organização de base para a sexualidade adulta.
  Podemos verificar que o conjunto de instintos que se volta para o prazer,nos chamamos de libido,em cada etapa da vida tinha uma correlação com as estruturar biológicas que formaram o centro do processo  maturacional no momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com