TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Paulo Freire

Casos: Resumo Sobre Paulo Freire. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 2

Paulo Freire

Paulo Freire foi um importante educador brasileiro, um filósofo da educação.

Defendido por Paulo Freire suas categorias fundamentais: esperança, práxis (a prática desenvolvida e refletida para ser realizada como nova prática), conscientização, cultura e diálogo. A dimensão ética da pedagogia de Paulo Freire é o que lhe confere intensa atualidade, podendo ser designada como uma pedagogia do direito da educação.

Paulo Freire desenvolveu a Pedagogia da Autonomia, a ideia dessa obra é fornecer aos professores formados ou em formação, saberes necessários a pratica educativa, mesmo que alguns desses professores não sejam críticos. Cabe ao professor observar qual pratica é apropriada para sua comunidade.

Ensinar não é transmitir conhecimento, nem tampouco amoldar o educando num corpo indeciso e acomodado, mas criar possibilidades para produção ou construção. Um simples gesto do professor representa muito na vida de um aluno.

Pedagogia do oprimido foi uma obra criada por Paulo Freire se referindo ao relacionamento entre professor, aluno e sociedade.

Segundo Paulo Freire o movimento da liberdade deve surgir a partir dos próprios oprimidos, e a pedagogia criada será gerada nos homens e não para os homens.

O que Freire e tantos outros educadores perceberam é que estava na hora de levantar a cabeça, conversar olho no olho, superar qualquer constrangimento ou embaraço relativo á pobreza de nossos povos.

O desrespeito a educação, aos educandos, aos educadores e ás educadoras corrói ou deteriora em nós de um lado, a sensibilidade ou a abertura ao bem querer da própria pratica educativa de outro, a alegria necessária ao que fazer docente.

Bibliografia:

http://www.slideshare.net/PriscilaAristimunha/paulo-freirebranco332

http://www.slideshare.net/PriscilaAristimunha/conhecendo-paulo-freire-uma-introduo-vida-e-obra-do-patrono-da-educao-brasileira

http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/7589

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com