TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo é preciso quebrar o pacto do silencio

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO TEXTO É PRECISO QUEBRAR O PACTO DO SILENCIO

        Sempre pensamos que abuso sexual é cometido por pessoas mal-encaradas ou estranhos e apenas em lugares desertos, mas isso tudo é historia para boi dormir. Meninos e meninas de varias classes são violentadas na maioria das vezes dentro de casa e os abusadores são os pais, padrastos, parente e amigos da família, mas o principais abusadores são os pais.

        Especialistas mostram números que variam, mas todos afirmam que o abuso doméstico é a principal violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

        Com certeza o mínimo de 50% dos abusos acontecem em “casa” afirma o ginecologista Carlos Diegole. Mas existe uma espécie de maquiagem segundo ele, que se deve a um “pacto de silencio” e de que 10% apenas dos casos são revelados, por conta do assunto ser proibido, é muito difícil uma filha denunciar o pai ou um parente, e mãe finge que não vê.

        Existem mitos e o primeiro deles é pensar que abuso sexual ocorre somente com meninas, sendo que a maioria cerca de 80%, mas os meninos também são abusados principalmente na infância. Outro mito é que se não houve penetração, não foi abuso. Todo tipo de contato entre um adulto e uma criança ou adolescente para satisfazer sexualmente o adulto é abuso! Incluindo fotos eróticas, toques íntimos e penetração.

        Também é um mito que o abuso só é cometido nas classes menos favorecidas, a diferença é que pessoas pobres fazem denuncia policial e as ricas procuram terapeutas.

        Nem sempre o agressor usa a força física, ele usa o poder que pode ser físico, pode seduzir a vitimas por anos e em muitos casos as vitimas acabam se envolvendo co o agressor e não se da conta da violência que está sofrendo.

        Uma desestruturação da personalidade é causada e pode levar a vitima a cometer suicídio. Em caso de qualquer situação de abuso, tem que pedir ajuda o mais rápido possível de uma pessoa de confiança,, seja o professor ou parente, dessa forma “quebrando o silencio” você vai acabar com esse tipo de violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com