TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre O Silêncio Na Situação Psicanalitica

Exames: Resumo Sobre O Silêncio Na Situação Psicanalitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  4.026 Palavras (17 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES – FITS

CURSO DE PSICOLOGIA

Alex Lins Fernandes

Ana Paula Farias

Larissa Rossister

Maria Telma Nunes

Valkysia Kleianny

TRANSTORNO BIPOLAR

Maceió – AL

2012

Alex Lins Fernandes

Ana Paula Farias

Larissa Rossister

Maria Telma Nunes

Valkysia Kleianny

TRANSTORNO BIPOLAR

Trabalho apresentado à disciplina Psicofarmacologia, do Curso de Psicologia noturno da FITS – Faculdade Integrada Tiradentes, como requisito parcial para avaliação bimestral, sob a orientação do profª. Drª Valdilene Canazart

Maceió – AL

2012

INTRODUÇÃO

A definição de psicopatologia como ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental, suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Entretanto nem todo estudo psicopatológico segue a rigor os ditames de uma ciência. A psicopatologia em uma concepção mais ampla pode ser definida como um conjunto de conhecimento referente ao adoecimento mental do ser humano.

O presente trabalho traz uma ênfase no transtorno bipolar e suas evidências no cotidiano, segundo a revista saúde, do mês de abril de 2012, que traz o transtorno bipolar como algo que coloca o indivíduo em dois estágios da vida, em alguns casos chega ser externamente oposto, em alguns casos chega a ser eufórico ao ponto de levar a chegar a bater no céu. Em outros casos a depressão leva ao fundo do poço. A novidade sobre essa gangorra de emoções é que os cientistas confirmam a suspeita de que uma molécula presente no cérebro e no sangue pode apontar a predisposição para a doença (sim, é doença!) com boa margem de segurança é como levar uma vida dupla.

Para os portadores do transtorno bipolar doença que há poucos anos era conhecida como psicose maníaco-depressiva, encontrar o equilíbrio entre as duas pontas das emoções radicais é como tentar andar sobre um terreno movediço. "É o pessoal do 8 (oito) ou 80 (oitenta)”.

Essa instabilidade emocional da vida, uma hora a euforia toma conta e leva o organismo ao seu limite de excitação, até mesmo sexual. É energia que não acaba mais, a ponto de o sono tornar-se quase desnecessário. Perde-se a capacidade de julgamento e a autocrítica e há quem se torne irritadiço. Para descrever esse estado de ânimo os médicos utilizam o termo mania. Ela é um dos extremos de uma doença caracterizada por uma profunda instabilidade de humor, o qual oscila entre esse estado eufórico intenso e o seu oposto, a depressão.

Etiologia e Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar (TBP) é uma condição psiquiátrica relativamente freqüente, com prevalência na população entre 1% e 2%. É caracterizado por episódios de alteração do humor de difícil controle - depressão ou mania (bipolar I) ou depressão e hipomania (bipolar II). Os sintomas podem aparecer em qualquer idade, sendo mais comum o surgimento entre o início da segunda e meio da terceira década de vida. A etiologia da doença ainda não é conhecida, mas muitos estudos apontam para a existência de disfunções complexas, incluindo alterações nos receptores e nos pós-receptores de neurotransmissores.

Diferentemente de quem tem um humor saudável, os que sofrem desse transtorno bipolar não costumam ser previsíveis ou flexíveis nem respondem com proporcionalidade aos estímulos. Acredita- se que 1% da população mundial conviva com o tipo 1 (um) da doença, considerado o mais grave. Pode até parecer pouco, mas na verdade o transtorno bipolar é um tormento para muito mais gente. Estima-se que cerca de 5% das pessoas tenham instabilidades de humor em algum grau. Feitos os cálculos, os brasileiros alterados somam aproximadamente 9 milhões. Muitos deles nem sabem do próprio distúrbio. Outros, ainda pior, são tratados da maneira errada. "Nesse caso o diagnóstico costuma ser esquizofrenia ou simplesmente depressão" (Segundo Montenegro, Et. saúde. 2006, apud Jair Soares), chefe da Divisão de Transtornos do Humor e Ansiedade da Universidade do Texas em San Antonio, nos Estados Unidos.

Sabe-se que essa é uma doença em grande parte determinada pelo histórico familiar. Uma criança que tem um dos pais com transtorno bipolar apresenta uma probabilidade de 15% a 20% de manifestar o mesmo problema. Um estudo, realizado com gêmeos idênticos, mostrou ainda que, se um deles tem a doença, o risco de o outro também vir a ser uma vítima é de 80%. (Segundo, Ballone. 2005).

O Transtorno Afetivo Bipolar é considerado uma doença psiquiátrica muito bem definida e, embora tenha um quadro clínico variado é um dos transtornos com sintomatologia mais consistente da psiquiatria. Sua forma típica (euforia-depressão) é bem caracterizada e reconhecível, permitindo o diagnóstico precoce e confiável. Normalmente sentimos uma grande variedade de sentimentos com maior ou menor intensidade, tais como alegria, tristeza, medo, ousadia, energia, desânimo, eloquência, apatia, desinteresse em diversos momentos de nossa vida.

Em geral é normal a pessoa ficar alegre com uma promoção no emprego, com uma conquista amorosa, nascimento de um filho e outras situações agradáveis. Também como se espera que a pessoa normal experimente tristeza e sofrimento depois de um rompimento amoroso, com doença ou morte de pessoa querida, com a perda do emprego, dificuldades financeiras, etc. Isso não tem nada a ver com o Transtorno Afetivo Bipolar.

O estado de humor ou de ânimo deve variar ao sabor dos acontecimentos da vida e de acordo com a tonalidade afetiva de cada um. Essas respostas emocionais podem ser adequadas, inadequadas, proporcionais ou desproporcionais aos estímulos externos, que são nossas vivências. Mas os episódios agudos de oscilação afetiva do Transtorno Afetivo Bipolar nem sempre necessitam de vivências para se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com