TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral do modelo educacional no período homérico e espartano

Artigo: Visão geral do modelo educacional no período homérico e espartano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

No decorrer deste trabalho faremos uma síntese de todo conhecimento em relação ao modelo educacional no período homérico e espartano, onde ambos tinham como objetivo a preparação dos cidadãos para participarem da guerra, ou seja, para serem cidadãos-guerreiros e lutarem em defesa do Estado. E assim todas as crianças após atingirem uma idade determinada eram enviadas ao palácio para que fossem educadas conforme as normas estatais, que eram ministradas através de exercícios físicos, manejamento de armas, músicas, dança e cânticos.

No período homérico o modelo de educação ressaltava o desenvolvimento de pessoas voltadas para o heroísmo, para a glória da pátria da qual faziam parte, visavam à formação do lado subjetivo do homem, mas sempre de forma a trazer para o Estado algum benefício, era um costume homérico assemelhá-los a um Deus. Nessa época o povo grego não tinha o domínio da arte de ler e escrever, então a transmissão da educação era feita oralmente e tinham como base a Ilíada e a Odisseia. Acreditavam que o caminho para o desenvolvimento do homem, acontecia por meio da disputa e da concorrência, sendo assim esse era o processo de formação dos jovens gregos, que tinham a disputa como algo fundamental para obtenção do destaque e reconhecimento de um gênio. Se em meio a uma disputa alguém fosse insuperável em relação aos outros competidores, esse após ser isolado seria transferido para um grau maior de disputa para que essa não tivesse fim.

No Estado espartano o princípio básico da educação era formar bons soldados, para que estes fizessem parte do exército da polis, onde era atribuída à educação uma missão fundamental para a sua conservação, que era a de formar cidadãos compatíveis com o seu projeto político, por esse motivo o Estado espartano tinha as crianças e os jovens como sendo de sua propriedade. Diferente da educação que aconteceu no período homérico, a educação espartana descarta o desenvolvimento subjetivo e pessoal do indivíduo e os criavam conforme as necessidades estatais como podem ver, eram homens “produzidos” pelo e para o Estado.

Em virtude dos fatos mencionados, fica clara a relação existente entre ambos os modelos educacionais aqui apresentados, tanto na educação homérica quanto na espartana era o Estado quem ditava as regras, os pais se quer tinham o direito de criar e educar os filhos a sua maneira e quando os mesmos completavam sete anos era obrigação entrega-los ao Estado para se submeterem a um aprendizado de obediência, na visão homérica esse indivíduo era educado primeiramente pra ser herói mediante uma comparação subjetiva com os deuses, levando esse heroísmo a refletir na defesa do estado, na espartana o foco principal era à defesa deste estado, aqui a educação em primeiro lugar visava o individuo e não o caráter do mesmo e muito mais ainda o interesse estatal, é importante lembrar que em ambas o soldado poderia ou não vir a se tornar um herói através de seus atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com