TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE MENTAL, ATENÇÃO PRIMÁRIA E SAÚDE DA FAMÍLIA

Por:   •  24/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE PITÁGORAS- UNIDADE DIVINÓPOLIS

ÁGATA CRISTIE DA SILVA

JOÃO CARLOS HONORATO SILVA

NAYARA LEMOS RESENDE

PEDRO RODOLFO GONÇALVES DE SOUSA

TAYNARA TEIXEIRA COUTO

SAÚDE MENTAL, ATENÇÃO PRIMÁRIA E SAÚDE DA FAMÍLIA

DIVINÓPOLIS

2018

ÁGATA CRISTIE DA SILVA

JOÃO CARLOS HONORATO SILVA

NAYARA LEMOS RESENDE

PEDRO RODOLFO GONÇALVES DE SOUSA

TAYNARA TEIXEIRA COUTO

SAÚDE MENTAL, ATENÇÃO PRIMÁRIA E SAÚDE DA FAMÍLIA

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Psicologia, da Faculdade Pitágoras- Unidade Divinópolis, como requisito oficial para obtenção de créditos na matéria de Dependência Química, ministrada pela professora Rhaisa Gontijo.

DIVINÓPOLIS

2018

SAÚDE MENTAL. ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E INTEGRALIDADE

O modelo de atenção em saúde mental tem como objetivo a ampliação e a qualificação do cuidado às pessoas com transtornos mentais e sofrimento psíquico nos serviços comunitários, com base no território.

Nesse novo modelo a atenção hospitalar deixou de ser o centro e se tornou complementar. Com essa mudança o cuidado muda seu significado, ele vem mais para um âmbito mais familiar social e cultural do paciente.

Nesse contexto, o novo modelo de saúde apresenta um pensamento sobre um processo onde a subjetividade na produção de saúde se torna produção de sujeitos. Tem-se o pensamento de que os saberes e práticas devem se articular a construção de um processo onde a subjetividade é valorizada, onde os serviços de saúde se tornam mais acolhedores possibilitando a criação de vínculos.

A rede de saúde mental, segundo essa perspectiva deve ser composta por diversas ações e serviços de saúde mental, dentre eles dispõe a atenção primária á saúde- APS (Equipes de saúde da Família, NASF, consultório na rua, CAPS, residências terapêuticas, ambulatórios, unidades de acolhimento, dentre outros.

Há alguns princípios que norteiam a atuação, atenção e atendimento à saúde mental como: acessibilidade aos serviços de saúde cuidados integrais, orientação comunitária e família, continuidade do cuidado e a organização da rede deve se articular para a produção de cuidados em saúde mental no território.

Urgente se faz incluir a atenção primaria a saúde mental, para dar suporte as equipes que trabalham no atendimento as pessoas que estão passando por sofrimento. Importante destacar que o ministério da saúde criou em 2008 o NASF (núcleos de apoio à saúde da família) para ampliar, qualificar e aumentar a resolubilidade do trabalho da Estratégia Saúde da Família, principalmente em casos de saúde mental e psiquiatria.

O objetivo da NASF é trabalhar de maneira integrada e apoiando os profissionais, não somente das equipes de saúde da família, mas também das equipes de atenção primária para as populações específicas (consultórios de rua, equipes ribeirinhas e fluviais), configurando em equipes e compartilhando práticas e saberes. O NASF leva conhecimentos e qualificações em saúde mental aos trabalhadores das equipes de saúde da família, através de: Escolas Técnicas de SUS- ETSUS, Telessaúde, Equipe de matriciamento, ofertas de cursos de aperfeiçoamento e especialização em saúde mental, etc.

O profissional entrevistado foi Sebastião da Silva Oliveira de 25 anos, ele atua no NASF como fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, formado pela UIT(Universidade de Itaúna), no ano de 2016. Ele atualmente trabalha apenas em um PSF contratado pela prefeitura. Quando questionado se conhecia o programa SUPERA ele relatou não ter conhecimento, apontando assim um déficit em cursos de saúde com relação ao manejo de pacientes que fazem uso de álcool ou outras drogas.

O entrevistado quando fala de sua situação, relata que trata-se de um serviço muito procurado por toda a população da cidade, uma vez que o serviço é oferecido pelo SUS, tornando a cobrança por produções gigantescas. Como já mencionado anteriormente, o objetivo do NASF é ampliar e melhorar os serviços oferecidos à população, o que muitas vezes aumenta o fluxo de atendimentos.

O entrevistado relatou que a maioria das pessoas que chegam até ele para serem atendidas são pessoas com limitações funcionais, limitações de amplitude de movimentos, pessoas com restrições a participações sociais e principalmente pessoas com lesões crônicas e agudas. Então questionamos se em algum momento de sua experiência profissional ele já havia atendido algum caso de algum paciente que chegou lesionado por causa de acidente e que mais tarde foi descoberto que o acidente estava relacionado com o uso de álcool ou outras drogas, mas ele respondeu que não havia atendido casos assim.

No tratamento de seus pacientes sua principal ferramenta utilizada são as mãos e seus conhecimentos. Uma vez que com essas ferramentas eleconsegue mudar linhas de pensamentos e raciocínios transformando barreiras em facilitadoras. Durante a entrevista o entrevistado relatou não usar os instrumentos de triagem para a detecção do uso/abuso de drogas e nem faz uso da entrevista Breve ou Motivacional, o que mostra que na saúde há uma distinção e setorização do cuidado, onde cada área faz apenas o que compete a sua área de atuação, o que faz sobrecarregar o trabalho do psicólogo no serviço de saúde público. Essa situação poderia ser mudada, pois o entrevistado mesmo disse que há possibilidade não só de trabalhar o físico, mas também mudar ideias e percepções, uma vez que ali não há somente relação fisioterapeuta-paciente, há também uma troca de subjetividade e experiências.

A Atenção primária da saúde usa de uma ferramenta chamada apoio matricial que é um arranjo técnico-assistencial que visa à ampliação da clínica das equipes de saúde da família. Essa estratégia barra a lógica do encaminhamento indiscriminado para uma lógica de responsabilização entre as equipes de saúde da família e saúde mental, isso uni os profissionais e aumenta a possibilidade de resolução de casos.

O apoio matricial é organizado em encontros periódicos e regulares ou pode ser acionado em casos urgentes quando não se pode esperar até o dia combinado. Nesses encontros tenta-se encontrar e desenvolver ações conjuntas através de discussões de casos clínicos e atendimento conjunto. O entrevistado relatou que em sua unidade de trabalho há regularmente esses encontros multiprofissionais, mas ele não participa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com