TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINDROME DE BURNAOUT

Artigo: SINDROME DE BURNAOUT. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Freudenberger, criou a expressão staff burnout para descrever uma síndrome composta por exaustão, desilusão e isolamento em trabalhadores da saúde mental. A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, que acomete profissionais da saúde, professores, bombeiros, policias e ainda outros profissionais cujo trabalho requer contato direto com o público exigindo envolvimento interpessoal direto e intenso. Característica da síndrome é o estado de tensão emocional e estresse crônicos criada por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. Com a globalização e desenvolvimento tecnológico alcançamos grandes benefícios, porem com a transformação do comportamento humano que interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas, podendo ser fonte de estresse e doenças psicossomáticas.

A falta de realização pessoal no trabalho constitui-se como uma pré-disposição desses profissionais que se avaliam negativamente e, de forma especial, essa avaliação negativa afeta a habilidade na realização do trabalho e a relação com as pessoas que atendem. Os trabalhadores sentem-se descontentes consigo mesmos e insatisfeitos com seus resultados no trabalho.

A Síndrome de Burnout ocorre de maneira lenta e gradual, acometendo o indivíduo progressivamente, com sintoma típico de sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, negligencia, incapacidade, despersonalização quer corresponde ao desenvolvimento por parte do profissional de atitudes negativas e insensíveis em relação às pessoas com as quais trabalha tratando-as como objetos e ainda outras manifestações físicas podem estar associadas à síndrome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com