TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário sobre Psicologia Social

Seminário: Seminário sobre Psicologia Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Seminário  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

Seminário de Psicologia Social

Ideologia

O termo "ideologia" surgiu, segundo Marilena Chauí, com o filósofo Destutt de Tracy em uma teoria que buscava analisar, com métodos rigorosos, científicos, a faculdade de pensar. Com Napoleão, “ideologia” passou a ter um significado pejorativo visto que ele criticava os ideólogos franceses (pensadores da ideologia) por conferirem um risco ao poder, desconhecendo os problemas concretos e sendo abstratos, nebulosos demais.

Existem hoje vários enfoques teóricos sobre ideologia com conceitos, significados e funções diferentes.

O conceito tomou importância a partir da teoria de Marx. Assim, a ideologia é uma explicação do mundo vivido na sociedade em relação ao modo de produção que a sustenta. Isto evita de certa forma que as classes oprimidas tomem consciência de sua situação. A ideologia faz parte desta corrente de pensamento denominada superestrutura, conceito que agrupa além das noções como sistema jurídico, político, arte, etc., e que se encontra subordinada à estrutura ou condição verdadeira de produção. A partir desta perspectiva, a ideologia tem um papel cúmplice em relação à opressão de uma classe social por outra. No contexto de Marx, a ideologia liberal oculta a opressão do proletariado nas mãos da burguesia.

No século passado foram realizados muitos movimentos sobre a ideologia, movimentos que em muitas ocasiões terminaram em verdadeiras tragédias; basta recordar o fascismo com seu rastro de sangue. Por outro lado, também se manifestaram ideologias sobre diversas reivindicações sociais de menor grau como o feminismo, proteção ao meio ambiente, etc.

A partir da década de oitenta, inicia-se um pensamento pouco estruturado como conseqüência do desenvolvimento da pós-modernidade. Este pensamento se refere a uma ideologia flexível e pouco coerente adaptada às circunstâncias. É basicamente uma ideologia que procura interpretar a realidade sem submeter-se a uma determinada lógica. Em relação a isso pode fazer alusão ao ecletismo tanto político como econômico.

Talvez não exista conceito mais complexo, escorregadio e sujeito a equívocos, no campo das ciências sociais, do que o de ideologia. Embora o nome como tal - "ideologia" - somente tenha parecido há pouco mais de um século, sua realidade já estava presente desde que se começou a pensar a vida social, com diferentes nomes, mas querendo designar a mesma realidade.

Bacon (in PIEST, 1960) quem desenvolveu extremamente próximo ao que hoje se costuma entender por ideologia, através de sua teoria sobre as quatro classes de ídolos que nos dificultam chegar mais próximo da verdade. Esses ídolos são os da caverna: nossas idiossincrasias, caráter; da tribo: superstições, paixões; da praça: as inter-relações humanas, principalmente através da linguagem; e os ídolos do teatro: a transmissão das tradições e doutrinas dogmáticas e autoritárias, através do teatro que seriam, hoje, os meios de comunicação social.

A ideologia é uma maneira de como as pessoas se representam no mundo. Ela é composta por diferentes conceitos articulados em uma ordem que mantém algum tipo de coerência interna. As ideologias podem ser utilizadas em diversos campos da ação humana e possuir um alto grau de aprovação da sociedade, apesar de não constituir necessariamente um conhecimento científico. Foram muitos os teóricos que se basearam neste conceito, sendo a sociologia a que tem mais abordado a respeito.

Para se esclarecer melhor e pode compreender o tema, foi dividido em dois aspectos Positivo e Negativo. A Ideologia no sentido Positivo ou neutro se entende como conjunto de valores, idéias, ideais, filosofias de vida de uma pessoa ou grupo. Temos como exemplo alguns Grupos de Ideologia como Ideologia Anarquista; defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder, Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país também como exemplos as Tribos Urbanas. Todas as pessoas ou grupos sociais possuem sua ideologia, é impossível alguém não ter suas idéias, ideais e valores próprios.

No sentido negativo, o que se denuncia é o discurso sobre uma falsa unidade, que esconde a divisão injusta da sociedade. Também seriam constituída pelas idéias distorcidas, enganadoras, mistificadoras, ela apresenta como algo abstrato ou impraticável como algo ilusório ou errôneo. Um exemplo que vemos instituições que enganam as pessoas, com falsas promessas e meias-mentiras.

Estudar a ideologia é estudar as maneiras como o sentido serve para estabelecer e sustentar relações de dominação. Assim, um fenômeno ideológico só é ideológico se ele serve, em circunstâncias específicas, para estabelecer e sustentar relações de dominação. Isso que dizer que os fenômenos não são ideológicos em si mesmos; não se pode retirar o caráter ideológico dos próprios fenômenos como tais, mas somente quando os situamos em contextos sócio-históricos onde eles passam a estabelecer e sustentar relações de dominação.

Em que diferem Ideologia de Religião:

Religiões e ideologias tocam-se pois ambas contêm idéias que levam a um modo de atuar. Diferem, no entanto em vários aspetos:

• As religiões referem-se a Deus de modo primeiro. Esta é a distinção fundamental.

• As religiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com