TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser líder Ou Exercer A Liderança

Artigo: Ser líder Ou Exercer A Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Artigo  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

Ser líder ou exercer a liderança

A palavra utilizada na linguagem verbal varia de acordo com o seu significado a partir de uma dada cultura. Pouco se dá conta a este respeito em virtude do uso corrente que se faz dos vários termos cotidianos. Para que o sentido das palavras líder e liderança aflorem em sua essência, faz-se necessário um aprofundamento a respeito, e com isso revelar a diferença e a importância singular de cada uma.

Líder, quer dizer: chefe, dirigente ou guia de qualquer tipo de ação, empresa ou ideal, e é, exatamente, o que se compreende quando o termo é utilizado em algum tipo de definição necessária. Liderança, refere-se a: qualidade de líder, capacidade de liderar, chefia, direção. Tem-se, então, a nítida percepção - e assim é aprendido pela cultura - de que ambas as palavras têm a mesma equivalência, portanto, o seu emprego pode variar tão somente pelo seu uso sinônimo. No entanto, há uma distância expressiva, separando conceitualmente cada uma delas.

Ao referir-se sobre o termo líder, é possível constatar que ele é a personificação de alguém que realiza, no passado, presente ou futuro, um grande feito. Teoricamente, esta pessoa é percebida como alguém com a responsabilidade de resolver problemas que a maioria não é capaz de fazê-lo. É comum notar que muitas pessoas, principalmente nas organizações, depositam as suas esperanças neste tipo de líder. Ao confiar as suas expectativas nele, deixam de exercer a sua capacidade de desenvolver soluções próprias, dificultam o seu desenvolvimento, descrêem em si mesmas. Conseqüentemente, não praticam a liderança.

Vê-se que o líder é uma figura permanente, e assim tem sido durante muito tempo. A tradição é reforçada a medida em que novos líderes vão encontrando espaço para agir, e então a crença mantém-se convicta a respeito do que a palavra exprime: uma grande pessoa, acima das outras. Todavia, liderança não se encaixa neste tipo de performance, ela distingue-se de líder pelo seu enorme alcance, objetivos, resultados e sutililidade na maneira de atuar, ainda que o dicionário não a retrate desta forma. Liderança acontece oportunamente, não sendo algo que se mantém por tempo indeterminado - tampouco o líder que comumente se esquece de sua vulnerabilidade e finitude enquanto ser humano.

A liderança pode ser compreendida como um caminho a ser trilhado, contudo, nunca acaba, e durante a trajetória, constrói-se a sabedoria de se relacionar com o outro. Forma-se uma comunicação permanente, partilha-se o conhecimento, as metas e alguns ideais, compromete-se comunitariamente, ocorrem mudanças, permite-se o exercício de liderar a todos os membros do grupo, e os prepara para estas práticas de forma constante. Portanto, ela contém o sentido de servir ao próximo: o seguidor. Diz-se com propriedade, que só existe liderança se houverem seguidores. Seguir, verdadeiramente por desejo próprio implica em confiança e respeito, elementos que só estão presentes numa relação madura e verdadeira, nunca pela figura de um chefe, ou de um líder, nos moldes em que é descrito e exercido em muitos casos.

Desfazer-se de idéias tão enraizadas é trabalhoso e requer reflexões que levem a construção de novos conceitos, além de boa abertura e predisposição a este respeito, condição imprescindível. A aprendizagem é parte essencial da liderança, compreendendo-se a maneira como cada membro aprende, e através desta condição gerar mudanças, inclusive da conceituação pertinente. É possível desenvolver a liderança, exercendo-a em várias oportunidades, porém, não há como mantê-la permanentemente, pois que nem sempre é possível acionar as suas características básicas: influência ao invés de imposição, propósito compartilhado, intenção, responsabilidade pessoal, mudança e seguidores ao invés de pessoas obrigadas a um determinado fim.

Exercer a liderança requer também a quebra de paradigma no qual entende-se que líder é apenas um, e este é quem resolve os problemas. Significa o exercício compartilhado de todos do grupo, incluindo a liderança em alguma oportunidade, por determinado tempo. É, então, sair do lugar comum e crescer, construindo conjuntamente a história da qual se faz parte.

A diferença entre ser líder e exercer a liderança

Toda organização possui uma visão: algumas, bem definida e explícita, outras nem tanto, mas mesmo assim ambas almejam estar em algum lugar em outro momento futuro. E para alcançar esses objetivos desejados, a empresa conta com um recurso fundamental: o recurso humano. As pessoas, que estão inseridas nesse contexto, apresentam conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser identificadas e direcionadas visando o alcance desses objetivos. Nesse momento entra o papel dos líderes, que devem trabalhar com o intuito de coordenar os esforços, bem como saber lidar com as divergências e especificidades do grupo.

Existe uma grande diferença entre ser um líder e exercer a liderança. Liderança se encontra em um patamar acima do líder, pois defende a importância de se ter a habilidade de influenciar as pessoas para que essas consigam alcançar um resultado trabalhando com boa vontade e buscando o bem comum, através da percepção de sua importância para toda a organização em que está inserida, e a motivação é uma prática que deve ser muito utilizada para isso. Já os líderes por si só, utilizam da coação, força e punição, e considerando a estrutura das organizações atuais em que a atuação dos colaboradores é a grande determinante para um resultado de sucesso quando o foco é no cliente, a existência de problemas advindos dessas práticas pode ser considerada um grande risco.

Com base no pressuposto da importância das formas de atuação dos líderes, diversas teorias foram formuladas visando estabelecer alguns modelos de orientação. Porém, ao considerar o contexto de constante evolução e grande diversidade dos ambientes internos e externos às organizações, conclui-se que é fundamental que cada uma busque a forma que mais se adeque à sua situação. Mas é de extrema importância ressaltar que as organizações que buscam o sucesso devem se empenhar na formação de líderes que exerçam a liderança.

Liderar, Ser Líder, Exercer Liderança

"Não julgue cada dia pela colheita que você obtém, mas sim pelas sementes que você planta." Robert Louis Stevenson.

Liderança é o ato de influenciar pessoas de forma coerente a construir e desenvolver objetivos comuns, fazendo com que elas dêem o seu melhor.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com